Seminário da Comissão de Bioética da Cnbb aborda a Encíclica Evangelium Vitae de João Paulo II

Estamos comemorando 20 anos da Carta Encíclica Evangelium Vitae. Marcando esse momento, a Comissão de Bioética da CNBB e a Pós-graduação em Bioética da PUC-PR nos presenteiam com um Seminário rico e aberto à nossa participação. O Seminário ocorrerá em Curitiba, na PUCPR, de 20 a 22 de março de 2015, e contará com a presença de palestrantes renomados, dentre eles Cardeal William Eijck – atual membro da Pontifícia Academia para a Vida e o Prof. Dr. Livio Melina – Presidente do Pont. Inst. JPII para Estudos sobre Matrimônio e Família.

Os objetivos do evento são promover uma análise do contexto, atualização e perspectivas da Encíclica Evangelium Vitae por ocasião da celebração de seus 20 anos; identificar o contexto de surgimento da Encíclica Evangelium Vitae; analisar o impacto e relevância da Encíclica para o debate relacionado com os temas de Bioética nas últimas duas décadas; diagnosticar perspectivas de desenvolvimento dos temas de Bioética a partir da influência da Encíclica.

A Encíclica Evangelium Vitae foi publicada por João Paulo II em 25 de março de 1995, e versa sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. Assim, esta Encíclica completa 20 anos e se faz necessária uma avaliação do contexto da época da sua edição, identificar sua atualidade e impactos e perspectivas futuras. Nesta encíclica, João Paulo II considera a bioética um dos sinais positivos dos nossos tempos: “Particularmente significativo é o despertar da reflexão ética acerca da vida: a aparição e o desenvolvimento da bioética favoreceram a reflexão e o diálogo – entre crentes e não crentes, como também entre crentes de diversas religiões – sobre problemas éticos, mesmo fundamentais, que dizem respeito à vida do homem”. ( EV, 27)

A encíclica pretende ser uma reafirmação clara do valor e inviolabilidade da vida humana e um veemente apelo a todos e a cada um para que respeitem, defendam, amem e sirvam cada vida humana, alertando que só dessa maneira se encontrará justiça, progresso, verdadeira liberdade, paz e felicidade.

Conheça detalhes no site http://seminariobioetica.cnbb.org.br/ e inscreva-se. As vagas são limitadas.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo