Diocese de Guarapuava realizou o Encontro do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

A Diocese de Guarapuava recebeu no último sábado, 2 de abril, o encontro do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Sul 2 da CNBB. A cidade foi escolhida para sediar o encontro pelos representantes das Províncias do Paraná pelo fato de estar localizada na região central do Estado e, desta forma, facilitar o acesso de todos os participantes.

O encontro contou com a participação de diversas lideranças e representantes de Igrejas Cristãs no Paraná e teve a presença do Padre Volnei Carlos de Campos, coordenador da Comissão do Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da Arquidiocese de Curitiba.

No encontro foi discutido o que é o ecumenismo, a diferença entre ecumenismo e diálogo inter-religioso e os fundamentos do ecumenismo na Igreja. “Ecumenismo não quer dizer que todo mundo seja católico, que todo mundo mude de religião, mas que cada um continue na sua igreja, que ame a sua igreja, mas que nós sejamos capazes de nos unir, rezar juntos, nos amarmos, porque no fundo somos irmãos e irmãs, cristãos e cristãs”, afirmou o Padre Volnei.

O evento também serviu para discutir como cada Paróquia pode celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), que vai acontecer entre os dias 8 a 15 de maio.

Padre Volnei agradeceu a acolhida da Diocese de Guarapuava e afirmou que outros encontros como este serão feitos em nível de regional e de Diocese. “Este diálogo, estes encontros fazem com que as pessoas vejam o ecumenismo de uma forma diferente. Se eu sou católico, se eu sou cristão, eu devo necessariamente ter um espírito ecumênico e diálogo inter-religioso, porque Jesus Cristo não veio para dividir, mas veio para unir”, conclui Padre Volnei.

* Com informações da Regional Sul 2 da CNBB

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo