“Ele está no meio de nós” – Campanha para a Evangelização 2016

Campanha para Evangelização inicia neste domingo, 20, Festa do Cristo Rei

evangeli-ja-01

Com início na Solenidade de Cristo Rei e conclusão no 3º Domingo do Advento, a Igreja realiza em todo o Brasil, a Campanha da Evangelização (CE).  O tema escolhido para a Campanha Nacional da Evangelização de 2016 é “Ele está no meio de nós”.

A conclusão da Campanha acontece no terceiro domingo do Advento, dia 11 de dezembro, quando deve ser realizada, em todas as comunidades católicas, a Coleta para a ação evangelizadora no Brasil.

O objetivo é despertar os fiéis para a relação entre a Fé e a Vida e para que possam participar cada vez mais da sustentação das atividades pastorais em suas paróquias.

No texto motivacional da CE, encontra-se a seguinte explicação: “A Campanha da Evangelização deseja suscitar um renovado amor missionário nos fieis. Assim, seguindo o exemplo do Pai das misericórdias, que saiu ao encontro dos dois filhos que necessitavam de acolhimento e compreensão, todos anunciarão ao mundo que, não obstante nossas faltas e desmerecimentos, somos profundamente amados pelo Pai e podemos fazer a experiência da presença do Senhor no meio de nós”.

Tudo o que for angariado na Campanha será destinado às atividades pastorais. O valor arrecadado é partilhado. A Arquidiocese recebe 45% dos recursos, o Regional da CNBB recebe 20% e a CNBB Nacional recebe 35% das doações.

Em 2015 o total arrecadado somente na Arquidiocese de Curitiba foi de R$ 200.033,07. Com o valor de R$ 90.014,88 (extraindo o valor repassado à CNBB Nacional e Regional) foi possível já a realização de diversos projetos, entre eles da Pastoral do Migrante, Infância e Adolescência Missionária, formação Missionária, pastoral da pessoa idosa. O Fundo Diocesano de Solidariedade, que destina recursos a projetos pastorais, funciona com recursos da Coleta – gesto concreto da Campanha. É de extrema importância a participação dos fiéis para viabilizar nossas atividades pastorais.

Confira aqui a prece para os dias 19 e 20 de novembro.

Algumas dúvidas frequentes:

Por que uma “Campanha” se nós já colaboramos com o dízimo?

As Campanhas ou Ofertas suprem as necessidades específicas e podem ser advindas também de contribuições para coletas, em vista de finalidades bem determinadas. Na sua maioria, representam uma contribuição voluntária e sem frequência determinada.

O Dízimo garante o sustento diário da instituição e das suas obras em geral e representa uma obrigação e tem periodicidade bem definida.
Quando a comunidade de Jerusalém começou a sofrer necessidades, São Paulo organizou uma grande campanha de doações nas comunidades fundadas por ele (cf Rm 15,26-29); estas bem poderiam ser chamadas “as primeiras Campanhas da Fraternidade”, ou primeiras “Campanhas para a Evangelização”. Ele mesmo deu instruções sobre a maneira de organizar a campanha e a quem confiar o fruto da coleta para que chegasse aos seus devidos destinatários (cf 1Cor 8 e 9).

Se a Campanha para a Evangelização destina percentual à Diocese e às estruturas da CNBB, não seria justo que uma parte também permanecesse na Paróquia?

Na verdade, se pensarmos em uma parte permanecendo na comunidade paroquial, o recurso arrecadado seria irrisório e pouco se poderia fazer com ele em nível paroquial, pois seria menos do que uma coleta normal de final de semana.

Esse pouco, porém, somado com o “pouco” de cada paróquia, dá um grande resultado e que, se aplicado adequadamente nas esferas diocesanas, regionais e nacionais, caba por retornar para a paróquia em formação de lideranças, materiais pastorais, organização eclesial, entre outros.

DIVULGAÇÃO

Diáconos Permanentes, Acólitos, alunos da Escola Diaconal e Ministros da Sagrada Comunhão da Arquidiocese de Curitiba foram chamados para a reunião de Lançamento da Campanha para Evangelização 2016: Evangeli-Já. Neste ano este público é chamado para assumir de modo especial a divulgação da Campanha, que em 2016 terá como lema: Jesus está no meio de nós!

Venha retirar o material e iniciar a motivação em sua paróquia e comunidade

Todos podem já contribuir com a divulgação da Campanha para a Evangelização 2016. Os materiais virtuais estão disponíveis no site da CNBB. Os materiais impressos podem ser retirados no Centro Pastoral – Av. Jaime Reis, 369, com o diácono Sidney Lemes. Contato: 2105 6324.

2 comentários em ““Ele está no meio de nós” – Campanha para a Evangelização 2016

Comentários estão encerrados.