Destinação via Imposto de Renda: Não custa nada a mais beneficiar a parte menos favorecida da população

2311-lion

Estamos nos aproximando do final do ano este é o período importante para empresas e pessoas físicas se planejarem para o Imposto de Renda que será declarado no ano que vem, referente ao ano de 2016.

É o momento de planejar o que fazer com a parte do Imposto de Renda que será devido. Que tal destinar aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIAs) e aos Fundos do Idoso. O objetivo é apoiar obras sociais que contribuem para a parcela menos favorecida da população.

Além de ser simples, a destinação dos recursos não custa nada a mais para quem faz a contribuição desta forma: o contribuinte não pagará a mais pela destinação, apenas permitirá que parte de sua arrecadação seja aplicada em projetos sociais.

Essa destinação pode ser feita até o final de dezembro.

Ao destinar seu imposto devido a estes fundos você está atuando na proteção e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e idosos.

Tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas podem fazer a destinação. O limite da doação é de 6% para as pessoas física, e de 1% do valor do Imposto de Renda para as pessoas jurídicas.

Como fazer a doação?

Se você escolher destinar a doação para o Fundo Municipal para Criança a o Adolescente:

Acesse www.fas.curitiba.pr.gov.br/formulariodoacao, preencha o formulário de doação. Você pode escolher direcionar para uma instituição específica. Depois de preenchido será gerado um boleto bancário.

O recibo para fins de comprovação da doação será emitido posteriormente por este órgão e enviado ao doador especificado na guia.

Se você escolher destinar a doação para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa:

Acesse www.fas.curitiba.pr.gov.br/formulariodoacao, preencha o formulário de doação. Escolha uma das entidades e projeto a beneficiar. Depois de preenchido será gerado um boleto bancário.

O documento para fins de Imposto de Renda poderá ser solicitado pelo e-mail doacao@fas.curitiba.pr.gov.br, fornecendo os dados da empresa como nome/razão social, CNPJ, endereço completo, valor doado e data da doação.