Comissão de Liturgia promoveu formação sobre Semana Santa e Tríduo Pascal

A Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Curitiba realizou no último sábado (11) o Encontro Arquidiocesano de Formação sobre a Semana Santa e o Tríduo Pascal. O evento contou com presença de agentes de pastoral, coordenadores da pastoral litúrgica, dos coroinhas, dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, de animação e canto litúrgico, entre outros interessados em aprofundar-se no assunto.

O encontro atendeu ao que diz o documento conciliar Sacrosanctum Concilium (108), que nos exorta a orientar o espírito dos fiéis em primeiro lugar para as festas do Senhor, de modo muito especial para a celebração da Sua Páscoa.

A formação começou com uma introdução que passou por todas as celebrações que compõem a Semana Santa, a qual se inicia com o Domingo de Ramos e vai até o Domingo da Ressurreição. Depois, aprofundou-se a espiritualidade e a vivência mistagógica da Semana Santa e do Tríduo Pascal.

Entre uma explanação e outra foram apresentadas sugestões de cantos para este período litúrgico. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir, fazendo perguntas e colocações que mostraram o quanto o Povo de Deus tem sede em aprender sobre temas voltados para a dimensão litúrgica e o quanto se faz necessário continuar com estas formações com cunho catequético, mistagógico e reflexivo.