Encontro Regional de Assessores da Pastoral da Juventude

0b41f430-36a3-4c6c-9c18-a53abc04472eNos dias 4 e 5 de março, aconteceu em Apucarana-PR, o Encontro de Assessores da PJ (Pastoral da Juventude), com a presença de pessoas, entre elas a coordenação regional da Pastoral.

A primeira manhã do encontro foi dedicada para ver a realidade, o acompanhamento realizado pelos assessores. Sobre essa, destaca-se a importância e a necessidade do acompanhamento dos/as jovens nas bases. “E a assessoria que garante a continuidade do processo”, conclui o grupo.

2ed40e67-c257-44e8-a3bc-494aa226438eNa parte da tarde, Jardel Lopes, assessor da PJ de Curitiba, trabalhou a temática Ministério da Assessoria a partir do Documento 85, CNBB, sobre a Evangelização da Juventude. O documento destaca a necessidade do acompanhamento para o amadurecimento na fé. “Não há processo de educação na fé sem acompanhamento, e não há acompanhamento sem acompanhante” (Doc 85, nº 203). E para isso, é importante que o /a assessor seja alguém vocacionado para o trabalho de acompanhamento, e não apenas nomeado nas dioceses, mas que não tem perfil de acompanhamento da juventude, por não compreender os processos.

Na manhã do domingo o grupo discutiu a criação de uma Rede de Assessores no Paraná, para o acompanhamento e fortalecimento da Pastoral da Juventude, sobretudo nas bases.

O encontro contou com a presença de padres e leigos, que acompanham e assessoram a Pastoral da Juventude nas 9fdb181d-3f97-499b-8f4e-1eebff09a129Dioceses, e Dom Anuar, bispo da Arquidiocese de Maringá e referencial para Juventude no regional. Também participaram os/as Jovens da Coordenação da Pastoral da Juventude do regional.

A arquidiocese de Curitiba foi representada por Jardel Lopes, assessor referencial da PJ na arquidiocese, e Paolla Braga, representante da Província de Curitiba na Coordenação regional da PJ.

Fonte: Jardel Neves Lopes – Assessor da PJ da Arquidiocese de Curitiba

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo