Jovem, sai da tua terra e vai…

romariaJovem: nos dias 29 e 30 de abril acontece a segunda Romaria Nacional da Juventude em Aparecida (SP). Milhares de jovens são esperados para este evento que é aberto ao público e contará com uma programação diversificada!

Confira as palavras de Dom José Mário Angonese, Bispo Referencial do Setor Juventude de Curitiba sobre a Romaria.

A história de fé de um povo com o seu Deus começa com a expressão “Sai da tua terra e vai” (Gn 12,1). E o obediente Abraão ouviu e saiu. Com Abraão se inicia a história bíblica que se desenvolve em constantes movimentos de saída, que é repetido pelos principais personagens da Bíblia. Quando as saídas se dão para realizar a vontade de Deus se desenvolve um quadro de graças e bênçãos. Mas, quando as saídas são de afastamento desta vontade, eis um quadro de pecado, escravidão e sofrimento.

No Evangelho, mesmo quando todos o convidam a ficar, Jesus insiste em sair: “Vamos a outros lugares a fim de que também lá eu proclame a Boa Nova. Pois, foi para isso que eu saí” (Mc 1,38). Jesus parte da Galileia do seu Batismo e persegue a Jerusalém da Paixão, Morte e Ressurreição. Na Ascensão diz: “Vão pelo mundo afora…” (Mc 16,15) Segui-lo se identifica com saída.

A Arquidiocese de Curitiba sente o apelo por cumprir este mandado do Senhor, pois, neste envio, nos é apresentado o itinerário de crescimento da fé, que se alimenta da atitude de sair. O Papa Francisco desafia a sermos uma Igreja em saída, não apenas com algumas atividades missionárias, mas como um novo jeito de ser da Igreja: Peregrina e Missionária.

A Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o Santuário Nacional de Aparecida, está organizando a 2ª Romaria Nacional da Juventude, que será realizada nos dias 29 e 30 de abril, no Santuário Nacional, em Aparecida. A iniciativa celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul.

Jovem, eis uma oportunidade de alimentar e fortalecer a fé: Queres aumentar o sentimento de pertença à Igreja e ao seu grupo? Sai da tua terra e vai. Queres ser povo de Deus a caminho no itinerário da fé? Sai da tua terra e vai. Queres afastar-te do pecado e construir uma vida de graças e bênçãos, do jeito de Jesus, e como Maria? Sai, sai da tua terra e vai, vai participar da Romaria Nacional da Juventude em Aparecida. E aprenda com a Senhora Aparecida a sair e peregrinar ao encontro de quem precisa de ajuda.

Por Dom José Mário Angonese
Bispo Referencial do Setor Juventude de Curitiba

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo