Celebrar a Páscoa

06-pascoa

Hoje, 9 de abril, é Domingo de Ramos, data que antecede o domingo da Páscoa. Confira o artigo de nossa comissão litúrgica em preparação para esta Semana Santa.

Com alegria, amados irmãos e irmãs, vamos celebrar a Santa Páscoa, em que Cristo ressuscitou verdadeiramente. Todos nos alegramos por este grande acontecimento.

Depois de ficarmos atentos nos preparando no deserto com Cristo chegamos a esta Páscoa de 2017 com o coração cheio de alegria e paz, pois sabemos que é preciso fazer esta passagem da morte para a vida, do pecado para a graça. A Igreja toda se rejubila com o Senhor que poderosamente ressuscita em nossas vidas, pois sabemos que diante de tantas situações de morte sempre há esperança de vida. Nunca, jamais devemos desanimar, pois como havia prometido Ele ressuscita nos trazendo de novo a vida e alegria.

Vamos explodir de júbilo nosso coração na noite santa e cantar com todos os nossos pulmões que Ele está no meio de nós, trazendo um novo sentido à nossa vida.

Vamos verdadeiramente nos preparar e celebrar bem todos os dias da Semana Santa, para com grande júbilo celebrar a nossa Páscoa. Celebramos a noite das noites, vigília, Luz, Vitória, Vida Nova.

O que celebramos nesta noite Santa, como dizia Santo Agostinho, é hora da vigília das vigílias, luz da luz, do poder da vida sobre a morte. Afinal, ressuscitado e vivo é o nosso Deus. É por isso que esta noite é tão cheia de significados e de símbolos, teremos liturgia do fogo e da luz, liturgia da Palavra, em que vemos toda a história de nossa salvação sendo recordada com tanto carinho pela nossa Igreja, liturgia do Batismo, renovamos nosso compromisso de ser cristãos, e liturgia Eucarística. Somos, com Cristo, ressuscitados para uma vida nova, somos banhados na pia batismal como homens novos porque Ele vive e podemos crer no amanhã, somos povo que caminha rumo não mais à terra prometida, mas ao Reino definitivo dos céus. Enfim comungamos aquele que é o Senhor ressuscitado, nossa Páscoa.

Tudo deveria refletir em nós a alegria que estamos sentindo. A Igreja toda iluminada pela luz do Filho de Deus vivo, mergulhada no abismo de tão profundo mistério e envolvida com a missão de seu Divino mestre. Deveríamos cantar a uma só voz o “ALELUIA”, guardado para este momento tão sublime. E lembrar que a partir deste momento somos com Ele ressuscitados para um mundo novo que nunca se acaba, alicerçado na paz, justiça, no amor, na concórdia e na fraternidade, onde a Eucaristia brilha mais intensamente como lugar de partilha e de festa, de comunhão verdadeira e de ação concreta, pois iremos festejar juntos a páscoa do Senhor. Nunca podemos esquecer que somos neste mundo sinais de Cristo ressuscitado e Ele vive em mim.

Desejo de coração aberto que todos celebrem com alegria a Santa Páscoa e que esta alegria perdure para sempre entre nossas comunidades, deixando de lado todo o ressentimento e mágoas. Que a verdadeira Páscoa aconteça em nossas vidas.

Uma abençoada Páscoa a todos!

Pe. José Airton de Oliveira
Comissão Litúrgica

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo