Inicia em maio a preparação anual para Agentes da Pastoral do Batismo

batismo-fonte-babycenter-face

Estão abertas as inscrições para nossa Escola de Agentes da Pastoral do Batismo de 2017. Será o momento ideal para formação destes agentes e personalização na preparação de pais e padrinhos para o batismo de crianças.

Os agentes da Pastoral do Batismo são fundamentais para, em comunhão com o Pároco, preparar a inserção dos novos membros na vida eclesial, conscientizando pais e padrinhos a respeito do valor do batismo e dos demais sacramentos.

Para proporcionar a formação, integração e a valorização destes agentes, a Arquidiocese de Curitiba convida os membros atuais das Pastorais do Batismo e os interessados em participar também desta missão para a Escola de Agentes da Pastoral do Batismo 2017.

Serão duas etapas de formação: nos dias 6 de maio e 5 de agosto de 2017, com o objetivo de conscientizar os agentes de que eles são discípulos missionários e anunciadores do reino, dando fundamentos que inspirem a criatividade e a dinamicidade na prática pastoral.

Justificativa

O sacramento do Batismo possui uma natureza teológica e perene, isto é, carateriza no fiel a inserção em Cristo, a incorporação à Igreja, a purificação dos pecados e a filiação adotiva. O Batismo é o sinal da fé pelo qual se opera a graça renovadora e santificadora do Espírito de Deus.

Por isso, pais e padrinhos devem ser convenientemente evangelizados a respeito desse sacramento, da inserção na Igreja, na vida comunitária e bem esclarecidos a respeito dos demais elementos da vida cristã. E a essência desse processo deve ser a inspiração catecumenal, ou seja, a preparação de pais e padrinhos para o batismo de crianças deve ser vivencial, personalizado, celebrativo, orante e bíblico.

Sendo assim, é indispensável também, a boa preparação dos agentes e ministros para o sacramento do Batismo. É preciso insistir que a catequese batismal seja mais vivencial e educativa do que intelectual e instrutiva. É emergencial uma Pastoral do Batismo mais missionária!

Serviço
Local: Casa das Irmãs da Divina Providência – Rua Brasilino Moura, 474- Bairro Ahu – Curitiba – PR
Cronograma: 1ª etapa: 06 de maio de 2017 – 8h às 17h30
2ª etapa: 05 de agosto de 2017
Orientações gerais: Os participantes deverão levar Bíblia e o subsídio Catequese Batismal
Taxa de inscrição: R$50 (com alimentação inclusa) – Preencha o formulário abaixo para realizar sua inscrição
Para mais informações: (41) 2105 6318
Inscrições: Clique aqui para realizar sua inscrição

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo