Pastorais Sociais realizam encontro regional

27

Nos dias 21 a 23 de abril de 2017, estiveram reunidos em Guarapuava (PR), no Centro São João Diego, 57 agentes das pastorais sociais de 15 dioceses do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro que teve como tema “Uma Pastoral Social Sociotransformadora” buscou animar a caminhada das Pastorais Sociais do Paraná, à luz da profecia do Evangelho, a partir dos desafios da realidade social, pastoral e política.

Num primeiro momento o encontro foi assessorado pelo professor da Faculdade Vicentina (Favi) e assessor dos movimentos populares e pastorais sociais em Curitiba, André Lander, que fez uma vasta análise de conjuntura. Em seguida, o coordenador regional das Pastorais Sociais e coordenador Nacional da Pastoral Operária, Jardel Lopes, falou sobre a Dimensão Socioestrutural da Caridade Cristã.

Na ocasião, houve trabalhos de grupo sobre a Pastoral de Conjunto, a partir do texto “Pastorais Sociais – Pastoral de Conjunto”, do padre Francisco Aquino Junior (tema trabalhado na Comissão Nacional das Pastorais Sociais). Estiveram presentes agentes, militantes e coordenações das seguintes pastorais e organismos: Criança, Pessoa Idosa, Afro brasileira, Operária, Conselho de Leigos, Juventude, Migrante, Carcerária, AIDS, CEBs, CPT, Sobriedade, Povo em situação de Rua, Diversidade, Saúde, Caritas.

Fonte: CNBB

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo