Pastoral do Migrante do Paraná participa do Coletivo de Formação SPM em São Paulo

pastoral-do-migrante-seminario-joao-xxiii

Por Marcia Corrêa

Aconteceu dias 05, 06 e 07 de maio em São Paulo, no Seminário João XXIII, o Coletivo de Formação do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM. Estiveram presentes 86 participantes, representantes de todas as Regiões do Brasil.

O Estado do Paraná (Regional Sul 2) enviou quatro pessoas, duas da Região de Londrina, uma da Região de Pato Branco e uma da Região de Curitiba. A Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Curitiba foi representada pelo seu coordenador, Padre Luis Espinel.  O tema do Coletivo foi: Migração, Refúgio e Bem Viver: desafios e perspectivas para o Brasil.

‘Em comunhão com a Igreja no Brasil e em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que trouxe o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema “cultivar e guardar a Criação”. O Serviço Pastoral dos Migrantes, em sua 32ª Semana do Migrante, que acontecerá nos dias 18 a 25 de junho deste ano, quer anunciar, denunciar, refletir e construir uma nova relação do ser humano com a Mãe Terra.

O Papa Francisco chama, e conclama a todos: igrejas, governos, sociedade civil, migrantes, refugiados, organismos e instituições, para viver e aprender a conjugar na primeira pessoa do singular e do plural os quatro verbos: Acolher, Proteger, Promover e Integrar, como convivência entre as diferenças e partilha de saberes. Com este espirito somos chamados a sonhar, a celebrar e a viver com alegria e com ousadia a Semana do Migrante em 2017’ (Pe. Mário Geremia – CS e Roberto Saraiva).

Fonte CNBB Sul 2