Homenagem a São João Paulo II emociona a Assembleia Legislativa do Paraná

joao_paulo_ii

São João Paulo II completaria 97 anos se ainda estivesse vivo. Para comemorar a data, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou no dia 16 de maio uma sessão solene em homenagem.

A mesa da Assembleia foi composta pelo o padre José Aparecido Pinto, capelão da Assembleia Legislativa, o padre Fernando Vieira, representando o Comando de Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército, o padre Aurélio Fratus, Elemar Menegatti, o diretor do Colégio Marista Paranaense, e o deputado Ney Leprevost (PSD).

sessao-em-homenagem-ao-sao-joao-paulo-ii
Padre José se emociona ao falar de São João Paulo II

O Padre José Aparecido Pinto fez a homenagem a João Paulo II e lembrou da importância que o Papa teve na história da Igreja Católica assim como da humanidade. “É um privilégio enorme nós vivermos num tempo e por conhecer esse grande líder”.

O Pe. José também lembrou da passagem de São João Paulo II por Curitiba em julho de 1980. Milhares de fiéis se reuniram no Centro Cívico para receber a palavra e a benção do Papa. “Na Mitra da Arquidiocese de Curitiba nós ainda temos conservado o quarto onde São João Paulo II dormiu quando passou por Curitiba. A escrivaninha, a cama. Um lugar onde um santo passou. Olha que privilégio”, completou o Pe. José.

Durante o evento, cerca de 30 personalidades que desenvolvem algum trabalho religioso, social, comunitário e educacional no estado também foram homenageadas.

São João Paulo II

São João Paulo II nasceu no dia 18 de maio de 1920, na Polônia. Sua vida dedicada à Igreja e a Deus começou em 1942 quando entrou para o seminário de Cracóvia.

Por sua espiritualidade marcadamente mariana, Karol Wojtyła, nome de nascença, escolheu como lema episcopal a expressão Totus tuus (Todo teu/Todo de Maria), de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. Enquanto Sacerdote, depois como Bispo e finalmente como Papa João Paulo II, a Mãe do Senhor Jesus esteve sempre presente em suas reflexões teológicas.

Tornou-se Papa em 16 de outubro de 1978 e escolheu como nome João Paulo II. Aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX, teve papel significativo na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana.

Foi um dos Papas que mais viajou pelo mundo para espalhar o Evangelho, assim como foi o Papa que mais realizou beatificações e canonizações. Ao todo foram 1340 pessoas beatificadas e 483 santos canonizados.

Em 2 de abril de 2005, o Papa polaco se despediu do mundo para encontrar o Pai. Vítima de um choque séptico e de um colapso cardiovascular circulatório irreversível, deu seus últimos suspiros perto de completar 85 anos de idade.

Sua beatificação foi proclamada no dia 1° de maio de 2011 pelo Papa Bento XVI.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo