Semana de Oração pela Unidade Cristã 2017

A Semana de Oração, que acontece do dia 28 de maio a 4 de junho, tem como tema “Reconciliação – é o amor de Cristo que nos move”.

Por Rodrigo de Andrade

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de 2017 traz como tema “Reconciliação – é o amor de Cristo que nos move”. Inspirada em 2Cor 5,15-20 e motivada pela Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, na qual o papa Francisco afirma que “quem deseja viver com dignidade e em plenitude, não tem outro caminho senão reconhecer o outro e buscar o seu bem” (n. 9), a atividade celebra os 500 anos da Reforma e busca mais uma vez fortalecer a unidade na diversidade entre as igrejas cristãs.

O movimento da Reforma se originou a partir da legítima reivindicação de se recuperar o testemunho cristão como expressão da graça de Deus. Todavia, não há como negar os conflitos e extremismos religiosos gerados por este acontecimento. É exatamente por causa desses conflitos que a palavra reconciliação torna-se central na celebração dos 500 anos da Reforma e motiva todas as igrejas a refletirem sobre o testemunho cristão que estão oferecendo à sociedade plural do século XXI.

Diante do assédio do mercado religioso que coloca igrejas e religiões em disputa, e dos frequentes discursos que fazem apologia à construção de muros, às divisões e aos conflitos, a Semana de Oração pela Unidade Cristã representa a oportunidade do encontro entre cristãos e cristãs de diferentes igrejas que se reúnem para orar e testemunhar os caminhos de reconciliação já percorridos. Enquanto chama à oração em comum, a SOUC 2017 também desafia os cristãos e cristãs a se tornarem agentes da reconciliação, construtores de pontes, promotores da paz e da justiça, criando oportunidades de ação conjunta entre diferentes igrejas e testemunhando ao mundo os sinais do Reino anunciado por Jesus Cristo.

A Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2017 acontecerá entre os dias 28 de maio e 4 de junho. Em Curitiba a programação conta com encontros de oração, uma noite musical e um encontro acadêmico, que acontecerão nas igrejas-membro do MOVEC e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Contudo, para além da programação oficial, é importante que durante esta semana todas as igrejas também se sintam motivadas a incluir em suas orações a intenção em favor da unidade cristã.

Que a perfeita unidade entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo inspire a Semana de Oração deste ano e que a partir dela pessoas e igrejas se sintam movidas pelo amor de Cristo para derrubarem os muros da divisão e viverem a reconciliação.

semana-de-oracao-2017