Comunicar pela ótica da boa notícia para transformar o mundo

No dia 28 de maio será celebrado o 51º Dia Mundial das Comunicações. Para este ano, a proposta escolhida é “Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”.

Para o Papa Francisco, os comunicadores devem se concentrar em transmitir as informações de maneira construtiva e pela perspectiva da boa notícia, isto é, ignorando os preconceitos e promovendo a cultura do encontro entre diferentes.

Ainda segundo o Papa há uma grande necessidade de romper com o ciclo vicioso de angústias e tristezas que rondam os noticiários, que tem como consequência o medo generalizado na população. A fixação dos meios de comunicação nas notícias ruins (guerras, casos de corrupção, terrorismos etc) é prejudicial às pessoas. “Não se trata, naturalmente, de promover desinformação onde seja ignorado o drama do sofrimento, nem de cair num otimismo ingénuo que não se deixe tocar pelo escândalo do mal. (…) Queria que todos procurássemos ultrapassar aquele sentimento de mau-humor e resignação que muitas vezes se apodera de nós, lançando-nos na apatia, gerando medos ou a impressão de não ser possível pôr limites ao mal”.

A perspectiva da boa notícia que o Papa propõe visa não colocar o mal como protagonista das notícias, mas que o comunicador relate o ocorrido acompanhado de soluções possíveis, inspirando uma abordagem propositiva e responsável no público que terá acesso àquela notícia. Para os cristãos, a realidade só deve ser vista através da boa notícia, pois não há motivos para se desesperar. Na passagem de Isaías 43:5 “Não tenhas medo, que Eu estou contigo”, Deus tranquiliza seus filhos.

Através do otimismo e da esperança que surge em conjunto com o modo aberto e criativo de comunicar, todas as tristezas que podem acontecer no mundo daqui em diante é cenário para uma boa notícia, “uma vez que o amor consegue sempre encontrar o caminho da proximidade e suscitar corações capazes de se comover, rostos capazes de não se abater, mãos prontas a construir”, completou o Papa Francisco em sua carta ao 51º Dia Mundial das Comunicações.

Curitiba

Para comemorar este dia e reforçar a mensagem do Papa, o Santuário Nossa Senhora do Guadalupe e a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, convidam para Santa Missa no dia 28 de maio às 18h. Ao final o arcebispo Dom Peruzzo dará a benção e fará o envio dos Comunicadores para o 2º Muticom Paranaense de Comunicação.

missa-51-dia-das-comuniacacoes