Realizada a primeira formação de Liturgia e Canto – Região Episcopal Norte

picsart_05-22-07-56-14

No dia 20 de maio, sábado, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima no bairro Tarumã acolheu a turma da 1º formação de liturgia e canto da Região Episcopal Norte de nossa Arquidiocese de Curitiba.

picsart_05-21-09-35-36Estiveram presentes o Coordenador Geral da Comissão Litúrgica da Arquidiocese de Curitiba, Pe. José Airton de Oliveira, Pároco da Paróquia São Martinho de Lima, o Coordenador da Liturgia e Canto Ricardo Oliveira, o Reitor e Pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima Pe. Jonacir Francisco Alessi e o Pároco da Paróquia São João Bosco – Bairro Alto Pe. Valdemar Oliveira dos Santos. O encontro contou também com uma palavra de motivação e uma bênção do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba Dom José Mario Angonese e também pessoas de outras Regiões Episcopais da Arquidiocese.

picsart_05-21-09-21-18O encontro contou com participação de 144 pessoas. No no período da manhã a formação teve como tema ‘Contando a História de Salvação de Cristo na Santa Missa’, sendo tratado também os excessos nas celebrações litúrgicas, o bom senso nos gestos, palmas, escolha dos cantos, ciclo litúrgico, as partes da missa passo a passo. O assunto foi ministrado pelo palestrante João Eduardo Dias.

Já no período da tarde a palestra foi sobre Canto na liturgia, organização e prática, tonalidades e arranjos, postura e ensaios, com fala do palestrante Sidney Basilio.

“A formação foi bem dinâmica e participativa. Muitas pessoas fizeram seus comentários, auxiliando e agregando nos temas complexos devido à cultura de cada região, percebemos a necessidade das equipes de canto e de liturgia estarem com seu pároco, considerando o bom senso e diálogo para melhor prepararmos à liturgia da Santa Missa”, comenta o coordenador da Comissão Litúrgica.

No encerramento da formação foi celebrada a Missa no Centro Pastoral São João Paulo II, presidida pelo Pe. José Airton encerrando às 17h, com a participação do Grupo Vocal Católico Ninewe nos cantos litúrgicos.

picsart_05-21-08-56-32“Agradecemos a todos pelo belo trabalho e empenho nesta empreitada de evangelização, aos paroquianos que participaram desta 1°Formação de Liturgia e Canto da Região Episcopal Norte, esperamos que retornem para motivados para auxiliarem as suas equipes de canto e liturgia, todos nós somos responsáveis para tornar uma liturgia viva e celebrante” – Pe. José Airton de Oliveira.

 

Ficou interessado em participar? Já estão abertas as inscrições da próxima formação que será no dia 10/06 (Região Episcopal Centro-Oeste) – Clique aqui para realizar sua inscrição.

Confira as fotos do encontro do dia 20 de maio:

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar
Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo