Igreja Católica em preparação para o Corpus Christi

Em Curitiba, pela 13ª vez consecutiva a procissão ocorre na Av. Cândido de Abreu, reunindo fiéis das diversas regiões da cidade

foto: Patryck Madeira

Milhares de fiéis são aguardados no centro de Curitiba para a celebração da solenidade de Corpus Christi, que neste ano que acontece no dia 15 de junho. A missa será celebrada pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo às 15h em um palco em frente à Catedral, com presença dos padres de toda cidade e com animação musical conduzida pelo Padre Reginaldo Manzotti.

A missa é seguida da tradicional procissão por cima dos tapetes confeccionados na Av. Cândido de Abreu até o Centro Cívico, na extensão de aproximadamente 2 km. Durante o período da manhã milhares de fiéis trabalham na confecção dos tapetes, que neste ano contarão com muitas decorações homenageando Nossa Senhora, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. Também será tema dos tapetes a defesa do meio ambiente, em alusão à Campanha da Fraternidade 2017: “Biomas brasileiros e defesa da vida”.

A solenidade de Corpus Christi é a festa que a Igreja dedica ao sacramento da Eucaristia. É uma data em que católicos demonstram sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia. É o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. É realizada na segunda quinta-feira após o domingo de Pentecostes.

Em Curitiba, desde 2005 é na Avenida Candido de Abreu que acontece a procissão. Reúne não apenas a população do centro, mas das diversas paróquias da cidade. Neste ano em especial a procissão é a única do dia em Curitiba, unindo as paróquias e os fiéis das diversas localizações da cidade para uma grande demonstração pública de fé e de união. As paróquias não realizam procissões nos bairros. Nas paróquias há programações como vigílias de adoração e algumas celebrações eucarísticas na véspera ou início da manhã. No caso das cidades mais distantes de Curitiba que compõem a Arquidiocese, a programação é na própria cidade, reunido as paróquias. Onze cidades compõem a Arquidiocese de Curitiba.

SERVIÇO:
Corpus Christi em Curitiba: 15 de junho de 2017
A partir das 8h: confecção dos tapetes na Av. Cândido de Abreu
14h – Animação do Ministério Evangelizar É Preciso com a presença do Pe. Reginaldo Manzotti em frente à Catedral Basílica (Praça Tiradentes).
15h – Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo em frente à Catedral
16h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu, da Catedral até a praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu
18h – Benção do Santíssimo Sacramento

Credenciamento será necessário para imprensa.  Veículos de comunicação devem enviar dados dos profissionais que farão a cobertura para comunicacao@arquidiocesecwb.org.br