Corpus Christi em Curitiba

Milhares de fiéis são aguardados em Curitiba para a celebração da solenidade de Corpus Christi, que neste ano acontece no dia 15 de junho. corpus-christi-2017-post

Durante o período da manhã (8h às 12h) centenas de fiéis trabalham na confecção dos tapetes pelo qual seguirá a procissão. O trajeto contará com a decoração de cerca de 2 km de tapetes confeccionados pelas diversas expressões da Igreja Católica em Curitiba.

A Santa Missa será celebrada pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo às 15h em um palco em frente à Catedral, com presença dos padres de toda cidade e com animação musical conduzida pelo Padre Reginaldo Manzotti.

Na sequência acontece a tradicional procissão por cima dos tapetes enfeitados na Av. Cândido de Abreu até o Centro Cívico e a celebração segue com a benção do Santíssimo Sacramento no Centro Cívico – Praça N. S. de Salette. Depois a celebração segue com show do Padre Reginaldo Manzotti.

Tema do Ano: Nossa Senhora Aparecida

A festa neste ano homenageia Nossa Senhora, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. A procissão contará com paradas temáticas para homenagear Nossa Senhora. Neste ano os tapetes contarão com muitas decorações referenciando a Virgem Maria, mas também será tema dos tapetes a defesa do meio ambiente, em alusão à Campanha da Fraternidade 2017: “Biomas brasileiros e defesa da vida”, entre outros temas da fé católica.

Reunião de toda a cidade

Em Curitiba, desde 2005 é na Avenida Cândido de Abreu que acontece a procissão. Reúne não apenas a população do centro, mas das diversas paróquias da cidade. Neste ano não há procissões nos bairros. A intenção é unir as paróquias e os fiéis das diversas localizações da cidade para uma bonita demonstração pública de fé.

Confira convite do Arcebispo de Curitiba:

O que é o Corpus Christi

A solenidade de Corpus Christi é a grande festa que a Igreja dedica ao sacramento da Eucaristia. Neste dia, a Igreja celebra o Santo Sacrifício da Missa e, em seguida, com a hóstia consagrada, realiza a Procissão Eucarística, dando testemunho público de sua fé. “É um momento de muita fé e oração, quando Cristo caminha pelas ruas”, diz o padre José Airton de Oliveira, coordenador da Comissão Litúrgica da Arquidiocese.

Saiba mais aqui

IMPRENSA

Para atender a toda imprensa, foi reservado um horário para entrevistas com o Arcebispo. Será às 14h, na Catedral Metropolitana -sala do piso superior (sala de cima da sacristia). Durante a missa há um espaço destinado à imprensa em frente à grade. Atendimento à imprensa no dia: (41) 9 9996 5124