Semana do Migrante encerra no domingo (25) com missa celebrada por Dom Peruzzo

18920642_616065075251174_3672001352395819712_n

Estamos na Semana do Migrante, em andamento desde o dia 18 até 25 de junho e este ano a Semana tem como tema “Migração, biomas e bem viver” e o lema “Uma oportunidade para imaginar outros mundos”. É uma semana para chamar a atenção para as necessidades dos migrantes e refugiados presentes no Brasil.

O assessor da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Curitiba, Padre Luís Espinel, comenta sobre o assunto: “O primeiro migrante foi mesmo Jesus, que por amor compartilhou a nossa própria natureza, saindo do seio de Deus Pai, (Cfr. Lc 1, 26-38), para se encanar no ventre de uma mulher, Maria; logo após o nascimento do Menino Jesus, Maria e José tiveram que passar por esta experiência amarga e difícil: deixar a sua terra e fugir para o Egito (Cfr. Mt 2,13-18), a fim de salvar as suas vidas e a do Menino para responder a sua missão corredentora”.

O sentimento de sobrevivência também move migrantes e refugiados dos dias de hoje. Até o mês de abril de 2016, o Brasil tinha cerca de 8.863 refugiados reconhecidos, de 79 nacionalidades distintas. A guerra na Síria já gerou mais de 5 milhões de refugiados. Para o bispo referencial da Pastoral dos Refugiados, dom José Luiz Ferreira Salles, isso é resultado da grande desigualdade social. “Não é apenas uma crise humanitária, como sugere a mídia, mas uma exclusão em massa de milhões de seres humanos, anulando direitos e destruindo o planeta”, completa o bispo.

A Semana do Migrante, através de atividades interativas entre migrantes, refugiados e nascidos no Brasil, busca lutar para o fim da dissolução das fronteiras e das barreiras identitárias, xenófobas, regionalistas e nacionalistas. A Pastoral do Migrante tem por objetivo acolher, guiar os caminhos para os recém-chegados e lutar em conjunto com os migrantes e refugiados por um mundo mais acolhedor e justo.

Confira a programação da Semana do Migrante em Curitiba:

21/06
Cardápio dos Restaurantes Universitários da UFPR – Comidas típicas do país de origem dos refugiados no Brasil.
Atividade durante o dia todo com migrantes e refugiados no Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim).
Rua Desembargador Westhephalen nº 15 – 13º andar, Edifício Dante Alighieri.

23/06
19hs – Literatura de refúgio – comemoração de um ano do projeto na Livraria Joaquim.
Rua Alfredo Bufren, 51 – Centro.

24/06
9h30 – Roda de conversa com psicólogos (as) e sociedade sobre migrantes, refugiados e apátridas, com o tema: atualizações sobre a crise migratória internacional.  Avenida São José, 699 – Cristo Rei – sede do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.
Das 10h30 ao 12h – O projeto Planeta é Um Só faz roda de leitura. É preciso realizar inscrição pela página no facebook do projeto e falar razoavelmente o português. Inscrição – https://www.facebook.com/oplanetaeumso/
Das 13h30 às 14h30 – Aula de yoga no Planeta Zen.
Das 14h30 às 18h30 – Exibição filme “A Cem Passos de um Sonho”. Terá roda de debate e comidas típicas de festa junina. Podem ir a caráter. Rua Conselheiro Laurindo, 600, piso p – Instituto Tibagi

25/06
Das 14h às 15h30 – Visita guiada ao memorial ucraniano e conversa sobre a migração e cultural ucraniana.
Rua Doutor Mbá de Ferrante, sem número, Parque Tingui – Memorial Ucraniano.
Das 15h30 às 18 h – Jogos, lazer, piquenique para toda a família (acontece após a primeira atividade no Memorial Ucraniano).
Rua Doutor Mbá de Ferrante, sem número, Parque Tingui – Memorial Ucraniano.

19h – Missa de encerramento do mês do migrante celebrada por Dom Peruzzo na Paróquia São José e Santa Felicidade.
Avenida Manoel Ribas, 6252, Santa Felicidade.

Fonte: Pastoral do Migrante –  https://www.facebook.com/pastoraldomigrantecuritiba/

Saiba mais sobre a Semana do Migrante: http://cnbb.net.br/32a-semana-do-migrante-busca-conquistar-direitos-para-refugiados-e-migrantes-no-brasil/