Encontro Matrimonial Mundial

Oportunidade para Dialogar com Alegria!

Carlos e Vivian Auwerter

equipe
Liderança do Encontro Matrimonial Mundial – Diocese de Curitiba

Caros leitores, queridos casais, sacerdotes, religiosos e religiosas, apresentamos o Encontro Matrimonial Mundial, cuja especialidade é renovar a alegria das pessoas em suas vocações através de um fim de semana – fds. Esta experiência propicia aos participantes o conhecimento pessoal, o conhecimento entre o casal e os demais.

O que é o fds?
O Fim De Semana do Encontro Matrimonial Mundial é uma experiência para Casais, sacerdotes e religiosos e religiosas tendo em vista a valorização dos sacramentos do Matrimônio e da Ordem.

Como surgiu?
Foi criado na Espanha, na década de 50, pelo sacerdote redentorista Padre Gabriel Garcia Calvo. Em seu trabalho com jovens e adolescentes percebeu claramente que a comunicação entre os pais, trazia reflexos diretos no comportamento dos filhos. Jovens com facilidade de relacionamento em grupos vinham de famílias onde os pais tinham boa comunicação entre si. O contrário também era verdadeiro, jovens com dificuldades de relacionamento com os amigos eram filhos de pais que não se comunicavam no casamento. A experiência então foi levada da Espanha para os Estados Unidos e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países.
No Brasil, iniciou na década de 70 como Encontro do Diálogo e em 2003 retomou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial, em unidade com a Família Mundial.
Em Curitiba, o Encontro Matrimonial Mundial (Diálogo) se originou em 1974 quando três casais de Curitiba, Ivo e Helena Arzua, Lineu e Regina Borges de Macedo e Djalma e Tereza Palmeiras, fizeram o 2º encontro em Itaici. Como equipe trabalharam Padre Jack, Richard e Heddy Long e George e Mimi Davy. Para os casais brasileiros foi de difícil compreensão, pois foi todo aplicado em inglês. Apesar das dificuldades os casais voltaram entusiasmados e prepararam o 1º Encontro em Curitiba em outubro de 1974.
Foi a partir dos Fins De Semanas realizados em espanhol em Ponta Grossa e Belo Horizonte que o Encontro do Diálogo começou a dar frutos. Desse momento em diante, o Encontro do Diálogo, como se decidiu chamar no Brasil, não parou de crescer. O amor dos casais e sacerdotes de Ponta Grossa, sem medir esforços, trouxeram para Curitiba o 1º Encontro do Diálogo, em português, que foi realizado no início do ano de 1978, com a participação de 25 casais e 2 religiosas .
A partir de maio de 1979 ( 10º Encontro de Curitiba) Padre Penalva estreou como equipe da Diocese de Curitiba e em novembro de 1980 foi estruturada a ‘Diocese de Curitiba’.

Como funciona?
Através de um encontro de 44 horas em que os participantes são orientados a abordar áreas do seu relacionamento por meio de uma técnica especial e exclusiva de comunicação e escuta. É uma oportunidade única para que casais possam refletir sobre seu relacionamento com seu esposo, sua esposa, e sacerdotes e religiosos e religiosas possam refletir sobre seu o relacionamento com seus irmãos e irmãs e com suas comunidades.
Nossa metodologia é baseada em sentimentos e por essa razão é vivencial, não teórica. Partimos das experiências pessoais de vida para compreender as atitudes e os comportamentos que condicionam a comunicação aberta e sincera.

MISSÃO
Proclamar o valor dos Sacramentos do Matrimônio e da Ordem Sagrada na Igreja e no mundo.
Amem-se uns aos outros assim como Eu os amei.
CARISMA
A fé através do relacionamento

Resultados
O fortalecimento do relacionamento do casal através do diálogo apresenta resultados positivos imediatos nos filhos, nos familiares, no convívio profissional, na Igreja e consequentemente na sociedade. Ao assumir o estilo de vida de diálogo e eucaristia, os participantes habilitam-se a criar espaços que propiciam a formação de cristãos conscientes e atuantes na sociedade fundamentados em Valores do Plano de Deus.
Atualmente, no Brasil estamos presentes em mais de 30 dioceses. Além do fds visamos também despertar vocações sacerdotais nas famílias; compartilhar vivências e dinâmicas de integração familiar nas paróquias; disponibilizar experiências familiares e intersacramentais em seminários; integrar-se a movimentos afins (voltados para a família) e trabalhar integrados com a Pastoral Familiar em todo Brasil.

Quer conhecer mais sobre o Encontro Matrimonial Mundial?
Acesse nosso site: www.encontromatrimonial.com.br ou entre em contato conosco através do e-mail eedcuritiba@encontromatrimonial.com.br.