Comunicação à serviço do Evangelho

De 7 a 9 de julho Curitiba sedia o 2º Muticom Paranaense. Proposta é discutir e dinamizar ações que promovem a evangelização por meio da comunicação, com foco na Catequese, Juventude e Liturgia

ii-muticom-pr-folder-frente-final-fb

Andrea Adelio

Agentes pastorais, presbíteros, religiosos, leigos e profissionais de comunicação têm encontro marcado para o próximo mês de julho, entre os dias 7 e 9, no 2º Mutirão de Comunicação Paranaense. Com o tema “Comunicação e Evangelização”, o evento acontece nas dependências da FAE – Centro Universitário e Colégio Bom Jesus e tem como objetivo articular e intensificar ações que promovam a evangelização com base nos recursos das novas tecnologias e diversificadas ferramentas de comunicação.

Com especial destaque à Catequese, Juventude e Liturgia, o Mutirão está sendo organizado em atenção ao Diretório de Comunicação (Documento 99 da CNBB), que orienta as necessidades da preparação dos agentes pastorais. A iniciativa é do Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), coordenada pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba e com o apoio das paróquias e setores correspondentes.

A proposta de levar a Boa Nova e dinamizar a ação evangelizadora da Igreja será colocada em ação no evento por meio de celebrações, palestras, oficinas, atividades culturais e feira pastoral e vocacional.

Palestrantes: Daniel Godri Jr., especialista em treinamentos motivacionais para empresários e funcionários de diversas empresas e segmentos; Jair Passos, professor e doutorando em Psicologia Clínica pela UCES de Buenos Aires; Frei Rogério Soares, criador da Pastoral do Empreendedor Nacional e Hudson Roberto José, diretor de Marketing da Rede Evangelizar de Comunicação, são nomes confirmados para as principais palestras do 2º Muticom.

Além disso, diversos profissionais com experiência em suas respectivas áreas de atuação e engajados com a causa do Evangelho estarão à frente das diversas Oficinas programadas: “Comunicação na Liturgia”, “Técnicas vocais, Vivência dos símbolos mistagógicos”, “Comunicar e vivenciar a misericórdia na Liturgia”, “A interação do comunicador no espaço litúrgico”, “Uso das redes sociais para a Evangelização”, “Uso dos dispositivos móveis aplicados no encontro catequético”, “Novas formas para aplicar os encontros”, “Comunicar e vivenciar a misericórdia na Catequese”, “Comunicação a serviço da Catequese”, “Juventude e esporte”, “Artes Cênicas”, “Mídias digitais”, “Como colocar seus talentos à serviço da comunidade e da vocação”, “Comunicar e vivenciar a misericórdia na Juventude”, “Texto jornalístico para web” e “Fotografia Religiosa”.

A segunda edição do Mutirão de Comunicação Paranaense tem como fonte a mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 28 de maio: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”. O primeiro Muticom foi realizado em Guarapuava (PR) em 2015.

Objetivos do 2º Muticom Paranaense:

  • Promover a integração entre os agentes de pastorais e a Pascom das Paróquias, e estas entre a Pascom Arquidiocese de Curitiba;

  • Gerar aproximação das pastorais entre paróquias e seus setores correspondentes;

  • Dinamizar o Diretório de Comunicação nas três dimensões por meio da Pascom e seus agentes;

  • Fortalecer o Evangelho e a pessoa de Jesus Cristo, por meio da Boa Nova.

Quem pode participar do 2º Muticom Paranaense?

O convite é aberto aos agentes de pastorais das paróquias, movimentos, associações e ONGs, profissionais da comunicação, professores e estudantes da área, presbíteros, religiosos, leigos engajados com a comunicação, jovens e adolescentes.

Programação completa e inscrições para o 2º Muticom no site: www.muticompr.com.br.

 

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo