Escola Itinerante da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo

Willian Michon

As diretrizes para a Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Curitiba, editadas em março de 2010, contemplam nas suas atividades permanentes desenvolver uma escola itinerante, composta de missionários dizimistas que possam ensinar os fundamentos bíblicos, teológicos e pastorais do dízimo e ofertas.

A Escola Itinerante do Dízimo é uma ação organizada pela equipe Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo e tem como objetivo a formação das comunidades sobre o significado do dízimo e a importância de colaborar com o Projeto Divino neste mundo.

Os temas abordados durante os encontros oferecem ao participante o esclarecimento sobre questões importantes do dízimo com fundamentação bíblica e contextualização na realidade individual e paroquial.

A Escola Itinerante é destinada aos coordenadores, agentes de pastoral e movimentos, catequistas e toda a comunidade, sobretudo aos agentes da pastoral do dízimo, pois tem em seu conteúdo subsídios importantes para o desenvolvimento prático e teórico das ações pertinentes à pastoral. Também são oferecidas aos seminaristas as orientações para que os futuros religiosos, diáconos e padres sejam profundos conhecedores deste preceito bíblico.

Participantes da Escola Itinerante do Dízimo realizada no Setor Cabral

Na Escola são apresentados três temas, estudados sistematicamente para um aprofundado conhecimento da mística e espiritualidade do dízimo.

O primeiro tema, Querigma, tem o objetivo de levar o cristão a crer e experimentar o amor pessoal e incondicional de Deus. É desenvolvido a partir de vários pressupostos do encontro pessoal com Deus, pois só se torna dizimista o cristão que verdadeiramente está convertido. No início deste módulo é estudada a relação do cristão com Deus, destacando o “Deus amor, como um pai compassivo com seus filhos” (cf Sl. 103, 13).

O segundo tema da Escola apresenta a Fundamentação Bíblico Teórica do Dízimo, apresentando as passagens bíblicas desde o Antigo Testamento, atualizando aos nossos dias. São apresentadas referências pontuais ao livro Estudos da CNBB nº 8 – Pastoral do Dízimo, publicado em junho de 1975 como estímulo para a importante opção pastoral da Igreja no Brasil. No recente documento publicado em junho de 2016, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) – Documento 106 – O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas – o dízimo é apresentado na perspectiva da evangelização como um dos elementos da conversão pastoral, que foi assumida pela Conferência de Aparecida (2007) e tem sido vivamente recomendada pelo Papa Francisco (Evangelli Gaudium 25).

No terceiro tema da Escola Itinerante é enfatizada a Missão da Pastoral do Dízimo, sendo abordadas as dinâmicas para execução adequada da pastoral do dízimo, desde sua implantação até sua manutenção, com sugestões e propostas claras e fundamentadas no magistério da Igreja. No contexto também são apresentados os desafios da Pastoral do Dízimo, na sua compreensão pastoral e não apenas pecuniária.

Enfim, a Escola Itinerante do Dízimo é dirigida a todos os agentes de pastoral, assim como para os diáconos, ministros, catequistas e povo de Deus interessado em se aprofundar no conhecimento da Pastoral do Dízimo. Aos membros da Pastoral a participação é de extrema importância, pois é uma capacitação para o trabalho nas paróquias de maneira prática e objetiva.

A Escola Itinerante do Dízimo acontecerá em todos os Setores Pastorais da Arquidiocese de Curitiba, sendo previamente agendada, com comunicação ostensiva aos circunscritos no Setor.

Neste mês de julho a Escola Itinerante ocorrerá no Setor Campo Largo e no Setor Santa Felicidade.

Setor Campo Largo
Data:de 18 a 20