Conselho de leigos realiza encontro com comissão de fé e cidadania

conselho-de-leigos

Na última sexta (14), o Conselho de Leigos da Arquidiocese realizou a reunião da sua Comissão de Fé e Cidadania. Foi debatido o que é cidadania e apresentado os projetos que pretendem ser aprimorados ou implementados, visando levar a fé às pessoas que estão inseridas nos meios políticos e sociais.

Entre as competências da comissão estão a atuação junto aos legislativos municipais e estadual; o fomento da ética, da moral e a luta contra a corrupção; a promoção do diálogo social e da cultura da paz e da dignidade humana.

Entre as ações e projetos programados para acontecer estão a de escolas de formação para estudos envolvendo a fé e política; a criação de um material sobre os deveres do estado e poderes constituídos; a aproximação com conselhos profissionais; o trabalho junto aos vereadores e deputados católicos; a criação de um programa de rádio e TV entre outros.

A dificuldade apontada pelos presentes se refere a falta de pessoas dispostas a abraçar os desafios da comissão. O coordenador do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Curitiba, Marlon Roza, apontou o papel da comissão.

“Tivemos uma reunião produtiva onde se debateu como fazer para que a Igreja também se faça presente junto ao poder público, visando fomentar os valores cristãos nas decisões governamentais e legislativas. É um desafio grande que a comissão tem visando despertar ou reforçar o papel de cidadania no leigo católico”, disse Marlon Roza.

A comissão é aberta à todo o católico que deseja participar da construção de uma política e cidadania ética voltada à construção de uma sociedade melhor. “Apesar das diferentes visões das pessoas que se dispõem a participar, nossa única ideologia aqui é Cristo e como fazer para que seus princípios também se reflitam no ambiente político”, finaliza Marlon.