Juventude homenageia padre Waldir Zanon Jr. que está de partida para Roma

10474215_858703350823770_3519631409365169904_n

Nosso amigo está de partida! Assim, desta maneira direta, o Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba inicia sua mensagem em homenagem ao Padre Waldir Zanon Jr., Assessor Eclesiástico do Setor, que neste mês de agosto parte para uma jornada de estudos em Roma.

No dia 13 de agosto será celebrada a missa de envio do Padre Waldir, que estava também no cargo de Reitor da Igreja da Ordem.

20770389_1665814763436764_1523249276995992733_n

 

Confira a homenagem:
Por Marcos, Letícia, João Guilherme e Murilo – Secretários do Setor Juventude – Publicada na Revista Voz da Igreja – Agosto/2017

Nosso amigo está de partida! O Padre Waldir, Assessor Eclesiástico do Setor Juventude, está de partida. Iniciará uma jornada de estudos em Roma e deixará sua função de assessoria. Mas não deixamos de lembrar que ainda antes de se ordenar disse sim ao Setor Juventude, aceitando o convite do Padre Alex para auxiliar na caminhada com os jovens da Arquidiocese de Curitiba.

Nessa época em que o Setor Juventude ainda era um projeto novo, com o objetivo de ser um espaço de comunhão para as diversas expressões, o seminarista Waldir veio somar. Sempre muito despojado, fácil de fazer amizade e cativar, era nítido o amor pelos jovens, um jovem que sentia alegria em estar com outros jovens, sempre ajudando na organização dos encontros, eventos e tudo que fosse preciso. Em 2013, já ordenado, vieram desafios maiores: ser um dos articuladores da Semana Missionária que precedia a Jornada Mundial da Juventude – JMJ no Rio de Janeiro e participar do encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, o que o preparou para assumir a assessoria do Setor Juventude, agora só, pois o Padre Alex lhe passava o bastão.

Sem medo, tocou o barco, se aprofundou no estudo e na prática do trabalho com os jovens, dando continuidade ao projeto de firmar a Pastoral Juvenil na Arquidiocese. Por ser um padre jovem, sua assessoria resultou em uma evangelização mais criativa, protagonista e em saída. Soube formar os jovens para tomarem seu lugar diante de suas paróquias e de seus espaços na Arquidiocese, despertando o ardor pela missão e aproximação com os jovens mais distantes. Seu jeito jovial, sua linguagem, sua proximidade com os jovens abriu espaço para uma amizade com muitas das lideranças que trabalhou, que sempre o viram como um amigo disposto a ajudar, ouvir, aconselhar, contribuir na reflexão e construção do projeto de vida, um assessor coerente entre o discurso e a ação, sempre atento ao protagonismo juvenil nas ações e projetos e um sacerdote preocupado com a mística e com uma espiritualidade fundamentada na palavra de Deus.

Agradecemos de todo o coração por ter nos auxiliado nesse tempo de crescimento e descoberta. Permaneceremos colhendo os inúmeros frutos e cultivando as riquezas que ele nos auxiliou a semear no Setor Juventude. Saber que seu amadurecimento e que o início de sua caminhada como sacerdote se deu em meio aos jovens nos dá alegria de fazer parte da história deste padre nerd e descontraído que tem um futuro maravilhoso pela frente, que vai impactar e contribuir com a vida de muitas pessoas. Padre Waldir, sempre o identificamos como um amigo! Nossa amizade continua.

Mantenha a chama do amor pela juventude viva em seu coração e ore por nós, vamos orar por você. Sucesso neste novo projeto, até breve, e como nos diz sempre:

#éNois! #TamoJunto!

destaqueO Padre deixou uma mensagem à juventude:

“A juventude mora no coração da Igreja […]” (Documento 85 n. 1)

É uma graça estar com a juventude ao longo desses anos. Aprendi no Setor Diocesano da Juventude que Deus fala também através da vida do jovem em suas mais variadas formas e expressões. Mesmo diante dos desafios dessa etapa da vida, o coração se enche de alegria ao ver jovens fazendo a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo. Tal experiência transforma e determina a caminhada na vida adulta.

 


E os jovens responderam ao Padre Waldir

PJ – PASTORAL DA JUVENTUDE

Como diz Hilário Dick, para anunciar a boa nova não se pode ficar na superfície. Que esse novo momento da sua vida seja um lançar para águas mais profundas (Lc. 5, 4), e que nunca perca de vista a juventude, seus sonhos, clamores e projetos. A PJ agradece o seu carinho e ternura no serviço de acompanhamento e assessoria ao Setor de Juventude, na certeza de que voltarás com coração e missão fortalecidos da causa do Reino.

Pe. Waldir, as/os Jovens da Pastoral da Juventude manifestam total gratidão pelo seu serviço prestado à Juventude de nossa Arquidiocese. Sabemos que mesmo não mais no serviço da assessoria do Setor Juventude, tua vida e teu ministério sacerdotal sempre será sempre de um verdadeiro compromisso com a Evangelização das Juventudes. É que a terra abra caminhos sempre a frente dos teus passos. Um forte abraço e saiba que #TamoJunto. COORDENAÇÃO PJ

GRUJIC
Padre Waldir, você foi nosso amigo, ajudou a nós e a toda juventude a viver com ousadia e ser missionários. Sempre abriu as portas do Setor Juventude e do Cenáculo pra gente, muitas vezes foi nosso pároco. Obrigado pelas conversas, pelos ensinamentos e por falar a nossa linguagem.

Missão Fonte do Encontro
Pe. Waldir, não é um tchau nem uma despedida, é um até breve. Queremos agradecer porque com você pudemos viver verdadeiramente nosso carisma do Encontro, tanto no Setor Juventude como nas portas abertas do Cenáculo Arquidiocesano, onde juntos aprendemos a ser “Adoradores em Espírito e Verdade”.

PJC
Pe. Waldir, obrigada por sua presença, acolhida e paciência com o processo de crescimento de nós jovens. Rezaremos por você. Reze por nós e leve nosso abraço ao Papa Francisco (kkk). Com carinho PJC – Pastoral Juvenil Cleliana

AJAC
Padre Waldir,
Quem planta bons frutos, colhe bons frutos!
A juventude agradece sua dedicação, apoio, amor, carinho, os puxões de orelha e suas reflexões…
Vamos sentir sua falta, mas sabemos que será por um bom motivo.
Desejamos que seja muito feliz e que Roma acolha você com amor e carinho!

Aprendemos muito com você! Com carinho, Família

Comunidade Canção Nova
Comunhão e fraternidade são pilares da vida cristã e forma concreta de expressar carinho e cuidado. Padre Waldir, como pastor e amigo, se fez sempre presente na vida e missão da Comunidade Canção Nova de Curitiba. Somos gratos pelo homem de Deus e pelo grande pastor das almas que ele é. Deus o acompanhe nesta nova missão e formação. Roma ganhará muito com sua presença!

Ministério Jovem RCC
Padre Waldir, quero agradecer por tudo que tem feito ao Ministério Jovem, por muito tempo não me imaginava caminhando com setor juventude por pura ignorância, pois hoje vejo o que é realmente ser igreja! Mais do que isso, quero dizer-te o quanto é especial para nós hoje, como sentiremos sua falta. Te desejo todas as bênçãos nessa nova caminhada, coragem e força. Se precisar estaremos aqui. Em lágrimas saiba… Nós te amamos e sentiremos sua falta!

Alexandre – Articulador Boqueirão
Quero que você receba em dobro tudo que você fez por nós e que saiba que desejo que sua vida seja abençoada por vibrações de paz e amor. Jamais esqueceremos suas palavras e seus puxões de orelha, e saiba que sempre poderá contar conosco.

Muito obrigado! Com todo o carinho e de coração eu lhe agradeço, e pelo resto da minha vida lhe agradecerei, por ter sido assessor da juventude!

Maristas
Que bom que está indo, vai viver coisas lindas, e até que nos tornemos a encontrar, Deus te guarde, Deus no guarde em seu abraço.

PROJETO TERRITÓRIO JOVEM
Obrigado por nos fazer ver como é importante ser um católico atuante não apenas na Igreja, mas também na escola, no trabalho, no lazer, na família, ou seja em todos os lugares. Preferimos não dizer adeus, certamente nos encontraremos muitas vezes com seus exemplos muito bem mostrado ao longo de sua vida; Você é o CARA, CHINECÃO VALDIR!