Família e vocação

familia

A Semana Nacional da Família é um dos momentos oportunos promovidos pela Igreja para podermos refletir sobre nossas famílias. Neste anos acontece de 13 a 19 de agosto. Confira a programação de sua paróquia e participe!

Por estarmos no mês dedicado às Vocações, se faz oportuna a reflexão sobre a Vocação e a Família. Em primeiro lugar somos chamados à vida e, depois, pelo Batismo à vida na Igreja como filhos de Deus e irmãos uns dos outros. Sendo assim, devemos a exemplo de Cristo servir. Há, porém, muitas maneiras de servir a Deus e aos irmãos. Você já se perguntou qual é a sua?

A família é o espaço privilegiado para o discernimento vocacional. Aprendemos com os pais e com os avós que há homens e mulheres chamados a serem pais e mães a formarem família; há homens e mulheres consagrados a Deus para se dedicarem exclusivamente ao Anúncio do Evangelho. “Todos deveríamos poder dizer, a partir da vivência nas nossas famílias: ‘Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele.’(1 Jo 4, 16).

Orientados pela família e pela Igreja, conhecendo pessoas, ouvindo testemunhos, exercitando a oração em família e a oração particular, participando da Eucaristia, praticando a Leitura Orante, poderemos ouvir o chamado que Deus tem para cada um de nós. Ele sempre nos chama pelo nome e nossa primeira resposta deve ser “Eis-me aqui” (Isaias 65.1). Esta atitude de disponibilidade pode e deve ser estendida ao discernimento vocacional para aqueles que estão na fase de escolher uma profissão, porque é por meio dela que estarão também a serviço de Deus e dos irmãos e serão uma luz para a vida em sociedade.

SUBSÍDIO PARA PREPARAÇÃO AO MATRIMÔNIO

familia-subsidios

Aos vocacionados ao Matrimônio (namorados, noivos) e para aqueles casais que ajudam no discernimento para esta Vocação temos ótimas notícias. A Comissão Família e Vida/Pastoral Familiar da Arquidiocese de Curitiba acaba de lançar um subsídio de Preparação ao Matrimônio. Este é o material a ser usado na preparação de noivos ao Sacramento do Matrimônio.

Ele está à disposição das paróquias no Setor de Artigos Religiosos do Centro de Pastoral da Arquidiocese (Rua Jaime Reis, 369). Sua utilização está em experimentação, no sentido de torná-lo cada vez mais coerente com o Evangelho e com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da arquidiocese.

A Semana Nacional da Família é um dos momentos oportunos promovidos pela Igreja para podermos refletir sobre nossas famílias, sobre suas fragilidades, mas principalmente sobre sua beleza e suas possibilidades e para tomarmos a decisão de Amar e ser Luz.

Acontece de 13 a 19 de agosto de 2017. Conheça a programação de sua paróquia. Participe!

Aproveite também para dedicar um tempo à leitura da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia. Você e sua família ficarão encantados e contagiados pela Alegria do Amor e desejarão ser uma luz para a vida em sociedade.