Encontro em Curitiba pretende favorecer o diálogo sobre temas fundamentais da existência humana

logo_atrio-2017

Num futuro próximo o planeta terá 8 bilhões de pessoas, habitando, em sua grande maioria, os centros urbanos. Seremos capazes de conviver levando em conta as diferenças étnicas, religiosas, políticas e econômicas? A resposta a esta questão não está na homogeneização, mas sim no estabelecimento de parâmetros éticos que apontem para novos modelos sociais e culturais fundados no encontro, no diálogo e na cooperação.

Frente aos desafios da contemporaneidade, em especial os fundamentalismos, as rupturas aos direitos humanos e ambientais e as reiteradas violências físicas e simbólicas aos indivíduos e às coletividades, somos chamados, urgentemente, à hospitalidade e à coexistência.

Com esse propósito de favorecer o diálogo entre crentes e não crentes sobre temas fundamentais da existência humana que a PUCPR e a Universidade Católica de Santa Catarina promovem o projeto “Átrio dos Gentios” – fazendo referência ao “Átrio dos Gentios” do templo de Jerusalém construído depois do exílio, durante os anos 20-19 ac, um espaço onde todos podem atravessar sem distinção de cultura, língua ou vocação religiosa, e onde é possível se perguntar sobre as grandes questões da vida e da sociedade e, assim, chegar mais perto do “Deus desconhecido”.

Dessa forma, o Átrio é uma janela para o mundo da cultura contemporânea que quer ouvir as vozes que ressoam em suas diferentes buscas e perspectivas.

Nos dias 11 e 12 de setembro de 2017, nas cidades de Joinville-SC e Curitiba-PR, respectivamente, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio de seu Instituto Ciência e Fé, e a Católica de Santa Catarina realizam a 2ª edição do Átrio dos Gentios.

Três atividades integram a programação:

Uma filósofa e um teólogo dialogam sobre os desafios e as possibilidades de vivermos juntos.
Encontro entre Viviane Mosé e Marcial Maçaneiro
Dia 11 de setembro de 2017, às 19h30
Católica de Santa Catarina | Campus Joinville

Jovens debatem invisibilidades e vulnerabilidades humanas de nossas cidades
Bate papo sobre o “viver juntos” com a participação de Paula Godoy e Ana Chen (ONG TETO), Maurício A. Pereira (Pastoral do Menor de Belo Horizonte-MG) e Amanda Kissua (angolana e solicitante de refúgio no Brasil).
Dia 12 de setembro de 2017, às 16h
PUCPR | Campus Curitiba | TUCA

Uma filósofa, um rabino e um sacerdote dialogam sobre a cultura da hospitalidade e da coexistência.
Encontro entre Viviane Mosé, Nilton Bonder e Marcial Maçaneiro
Dia 12 de setembro de 2017, às 19h30
PUCPR | Campus Curitiba | TUCA

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço atriodosgentios.pucpr.br

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo