Leigos da Comissão de Fé e Cidadania realizam 2º encontro do ano com vereadores católicos de Curitiba

leigos

A Comissão de Fé e Cidadania do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Curitiba realizou, na noite desta quarta-feira (30), na Mitra Arquidiocesana, o 2º encontro de 2017 com os vereadores católicos da capital. O Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo participou do encontro.

“Se a política for exercida de modo correto e ético, tem muito o que contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna. Neste contexto, os católicos tem um papel crucial para que a política seja bem exercida. O objetivo da Comissão de Fé e Cidadania é estabelecer uma relação mais próxima com os vereadores católicos para ajudá-los na missão para a qual foram eleitos e ampliar a consciência cristã junto ao trabalho legislativo”, diz o coordenador arquidiocesano do Conselho de Leigos de Curitiba, Marlon Roza.

No encontro, os vereadores conheceram os leigos responsáveis pela Comissão de Fé e Cidadania e partilharam sobre sua vivência cristã e os desafios que o cargo de vereador impõe. “Antes dos projetos e atuação legislativa, queremos conhecer o cristão vereador, sua  participação na vida da Igreja, queremos partilhar com eles, para aí sim, poder ajuda-los como vereadores”, disse o arcebispo.

Para o presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto (PSDB), essa aproximação da Igreja de Curitiba é muito importante. “Enxergamos essa abertura de Dom Peruzzo em procurar estabelecer um diálogo com a Câmara Municipal de forma muita positiva. Além de falar de política, temos a oportunidade de falar sobre a vida nas comunidades, da atuação do vereador e de projetos de interesse da população. Essa relação é um oportunidade para estabelecer um trabalho conjunto”, disse o vereador.

 Além dele, participaram do encontro outros 09 vereadores: Maria Manfron (PP), Geovane Fernandes (PTB), Julieta Reis (DEM), Tito Zeglin (PDT), Marcos Vieira (PDT), Oscalino do Povo (PTN), Mauro Ignácio (PSB), Bruno Pessuti (PSD) e Professor Silberto (PMDB).

Arcebispo entrega Capelinha aos vereadores

Para fortalecer ainda mais esse relação, Dom José Peruzzo entregou aos vereadores uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A capelinha vai percorrer os gabinetes da Câmara Municipal, “sendo luz e trazendo a presença de Maria para junto do vereadores no seu trabalho”, disse o arcebispo. A iniciativa é uma parceria  entre o Conselho de Leigos e o Movimento das Capelinhas da Comissão de Movimentos Eclesiais.

Programa de TV e rádio

Outra ideia surgida no encontro é a criação de um programa para ser veiculado nas  rádios e  TVs católicas,  para que os  vereadores falem sobre a vida legislativa, mostrando qual o papel de um vereador e  como funciona a Câmara Municipal.

Texto: Nilton de Oliveira Pinto – jornalista voluntário do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Curitiba

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo