Entenda a Peregrinação #1 – A Bíblia

Nesta sexta-feira, 8 de setembro, inicia na Arquidiocese de Curitiba um programa permanente de Peregrinação de uma Bíblia e de Símbolos Missionários, incentivando uma Igreja em Saída.

Acompanhe a reflexão sobre o que motivou a utilização de cada um dos símbolos:

1 – A Bíblia: A Palavra e sua força missionária:

biblia
“Ao longo da revelação, contida nas Sagradas Escrituras, Deus se manifesta de forma peregrina, caminhante e desinstaladora”

A dinâmica “excêntrica” da Igreja (não encerrada sobre si, mas aberta ao mundo) possui a sua razão de ser na própria dinamicidade da Trindade. Ao longo da revelação, contida nas Sagradas Escrituras, Deus se manifesta de forma peregrina, caminhante e desinstaladora, provocando este idêntico movimento nos destinatários da divina revelação (Abraão, Moisés, os profetas…).

Chegada à plenitude dos tempos, este modo de atuação divina alcança toda a sua força expressiva no mistério da Encarnação. Por meio do Espírito, a Palavra do Pai – Jesus Cristo – se faz homem assumindo não somente a atitude peregrinante, mas também a carne do peregrino. Tal princípio, condensado no Novo Testamento, se torna constitutivo da Igreja, chamada a percorrer o mesmo caminho de seu Esposo e Senhor: “Ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos” (Mt 28,19).

Uma Igreja em saída é uma comunidade de discípulos e discípulas que vive a própria fidelidade ao Cristo Mestre através de atitudes ousadas, envolventes, acompanhadoras, frutuosas e capazes de celebrar. A vivência de tais características, ontem como hoje, convoca toda Igreja, nas suas mais diversas formas de atuação, a um caminho renovado de conversão a partir do coração do Evangelho. Este processo de metanoia, pautado na Boa Notícia, conduzirá a missão da Igreja a ser capaz de encarnar-se nas limitações humanas sem perder a grandeza da proposta cristã, mas ao mesmo tempo, indo ao encontro como uma “mãe de coração aberto” que conquista e transforma pela força do amor misericordioso.

por Padre Thiago Rodrigues – Coordenador da Dimensão Missionária

SAIBA MAIS SOBRE A PEREGRINAÇÃO DA BÍBLIA E DOS SÍMBOLOS MISSIONÁRIOS E ACOMPANHE O CRONOGRAMA AQUI

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo