50 anos da RCC são comemorados em sessão solene na Alep

alep2

 

Na noite da última quarta-feira (27), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou uma sessão solene para celebrar o Jubileu de 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC) no mundo. O evento partiu da iniciativa do deputado Evandro Araújo (PSC) e contou com a presença de diversas autoridades civis e eclesiásticas.

Entre elas estava o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, Maria Ivone Ferreira Ranieri, presidente do Movimento Eclesial da RCC do Paraná, o deputado Claudio Palozi (PSC), que presidiu a cerimônia e a coordenadora diocesana da RCC de Curitiba, Maria Bobadilla Lazinski.

A Renovação Carismática Católica nasceu em uma universidade dos Estados Unidos em 1967, através de uma experiência de oração de alguns jovens. A partir daí, o grupo cresceu e se estruturou até se tornar o que é hoje: uma estimativa de 100 milhões de membros pelo mundo e 11 mil grupos de oração só no Brasil.

A importância da RCC para a Igreja Católica foi ressaltada por Dom Peruzzo durante seu discurso na sessão solene. Segundo ele, a Igreja tem muito a agradecer aos membros da Renovação. “É preciso reconhecer que, em termos teológicos, a Renovação Carismática Católica ajudou a redescobrir o que a Igreja tinha largamente esquecido: a presença e a ação do Espírito Santo dentro da Igreja”, afirmou Dom Peruzzo.

O Arcebispo também destacou a contribuição do movimento para a difusão da Palavra de Deus entre os leigos. “Nunca a Palavra fez parte tão decisiva nos caminhos da Igreja quanto a partir da RCC. Nunca se viu tanto a Palavra nas mãos de leigos pregadores quanto a partir de então”, sustentou.

A Renovação Carismática tem a missão de evangelizar com ardor missionário através da experiência do Batismo no Espírito Santo. Por isso, Maria Ivone Ranieri sustentou, em entrevista à assessoria de comunicação da Alep, que os membros da RCC são incentivados a se envolverem na política. “Buscamos atuar no seio da sociedade com este pensamento ético cristão de levar a cultura de pentecostes aonde nós estivermos, viver a doutrina social da igreja na sua integralidade, para que todos recebam o bem comum através dessa ação política”, afirmou.

Confira algumas fotos do evento, disponibilizadas no site da Assembleia Legislativa do Paraná:

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

 

Confira também a reportagem da PASCOM da Arquidiocese de Curitiba em parceria com a Canção Nova Curitiba:

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo