A partir deste domingo, Igreja celebra Jornada Mundial dos Pobres

papa_jornada-mundial-do-pobre-fotodivulcacaocaritas
A pedido do Papa, comunidades organizam semana de ações solidárias para o Dia Mundial dos Pobres (19 de novembro).

Na arquidiocese de Curitiba serão realizados 4 eventos durante esta semana.

A Igreja realiza de 12 a 19 de novembro, a Jornada Mundial dos Pobres, com o tema: “Não amemos com palavras, mas com obras”. Trata-se de um convite dirigido a todos, independente de sua crença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres, como sinal concreto de fraternidade, como destaca o Papa Francisco na mensagem para a ocasião.

Como gesto concreto do Ano Santo da Misericórdia, transcorrido em 2016, o papa Francisco instituiu o “Dia Mundial dos Pobres”, que tem lugar, a cada ano, no penúltimo domingo do Ano Litúrgico, que antecede a Solenidade de Cristo Rei.

Assim expressa o papa, no parágrafo de nº 21 da Carta Apostólica Misericordia et Misera, de encerramento do Ano Jubilar: “Instituí que como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres. Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46)”.

| Arquidiocese de Curitiba: 4 eventos darão visibilidade às ações sociais. Bispo enviou carta às paróquias

Na busca de efetivar o pedido do Papa Francisco, a Arquidiocese de Curitiba preparou um folder que, além de tornar conhecida a promulgação do “Dia Mundial dos Pobres”, feita pelo papa, poderá também nos ajudar a ficarmos mais atentos e sensíveis ao drama da pobreza que afeta tantos irmãos e irmãs nossos, submetendo-os a condições desumanas de vida.

Confira o folder aqui: FRENTE | VERSO

Junto ao folder, o bispo referencial da comissão da Dimensão Social, Dom Francisco Cota enviou uma carta a todas paróquias convidando a todos fieis para quatro eventos que darão visibilidade a projetos caritativos realizados em nossa arquidiocese.

Segue a programação, aberta à participação de todos os interessados:

Dia 16 – Quinta-feira
Pastoral do Povo de Rua: a partir das 10h, momento e espiritualidade e almoço com as pessoas em situação de rua. Nas dependências da Catedral Anglicana, situada na Avenida 07 de Setembro, n° 3927, Centro.

Dia 17 – Sexta-feira
– Projeto social voltado par as pessoas em situação de rua, desenvolvimento pelas Irmãs Vicentinas. A partir das 08h, momento e espiritualidade e café, na “Casa de acolhida São José“, situada na Rua Paula Gomes, 1046, no Alto São Francisco.

Dia 19 – Domingo

Projeto social “Acolhida Franciscana”, promovido pelos Frades Menores. A partir das 12h, momento de espiritualidade e almoço com pessoas em situação de rua. Nas dependências da Paróquia Senhor Bom Jesus de Perdões, situada na Praça Rui Barbosa 149, Centro.

– Programa de ressocialização de pessoas em situação de rua, desenvolvido pela Fraternidade de Aliança Toca de Assis. Haverá celebração da Santa Missa, às 14h, seguida de momento de convivência com os moradores da Casa. Nas dependências da Toca de Assis, situada na Rua Roberto Simonsen, nº 300, em Guabirotuba.

* Com informações de canção nova

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo