Missa com Dom Peruzzo marcou a abertura do Ano do Laicato

missa-ano-do-laicato

 

Na última sexta-feira, 1º de dezembro, a Arquidiocese de Curitiba realizou a Missa Arquidiocesana de abertura do Ano Nacional do Laicato. A missa foi convocada pelo Conselho de Leigos da Arquidiocese e presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, na Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

O Ano do Laicato foi inaugurado em todo o Brasil no dia 26 de novembro, último domingo do Ano Litúrgico e Solenidade de Cristo Rei. O objetivo é estimular o protagonismo dos cristãos leigos e leigas e motivar sua maior atuação na Igreja e na sociedade.

Durante a homilia, Dom Peruzzo destacou a importância dos fiéis leigos para a Igreja e as dificuldades que eles enfrentam para viver a fé no seu dia a dia na sociedade. “É mais fácil crer dentro da Igreja do que fora dela. Os leigos celebram a fé dentro da Igreja, mas é fora dela que são enviados a testemunhar”, afirmou.

O Arcebispo também apontou que os leigos são os primeiros a serem questionados por conta da fé. “A vida do leigo tem fortes traços de cruz e que estão a pedir a nossa oração”. Por fim, Dom Peruzzo fez um pedido ao clero. “Deixemo-nos ensinar por aqueles que creem, que apanham por primeiro e falam e choram por último”.

Ao final da missa, a palavra passou para Marlon Roza, leigo palotino coordenador do Conselho de Leigos. Ele fez um apelo aos fiéis leigos e ao clero para que trabalhem juntos, sendo luz neste Ano do Laicato. “Vamos juntos reavivar a fé e reacender a caridade nos corações de toda a nossa sociedade”. “Que possamos fazer isso não só neste ano, mas hoje e sempre”, concluiu.

 

Veja abaixo a galeria de fotos da Missa:

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar
Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo