Celebração em Curitiba marcou o encerramento da Campanha Pequenos Reis Magos

celebracao1401201804-jpeg

Mais de 350 pessoas envolvidas na Campanha dos Pequenos Reis Magos realizada ao longo de 2017 se reuniram ontem no Museu da Vida, em Curitiba, para celebrar os resultados.

No Brasil, a campanha Pequenos Reis Magos é realizada pela Pastoral da Criança desde 2015. Em 2017, crianças e adolescentes de 390 Paróquias, de 70 Dioceses, localizadas em 23 Estados brasileiros, vestidas de Reis Magos, visitaram famílias durante o período do Advento para abençoar as casas e arrecadar recursos que intensificarão as ações da Pastoral da Criança de Guiné-Bissau, Moçambique, Haiti, Guatemala, entre outros países.

Em um primeiro momento, a Campanha almejava arrecadar, como contrapartida, ¼ do valor de 273.600 Euros doados pelas crianças da Alemanha para a Pastoral da Criança Internacional, por meio de um projeto com a Kindermissionswerk. No entanto, o Brasil se mostrou muito generoso, arrecadando mais do que as crianças alemãs estão doando.

celrbracao1401201802
A celebração foi presidida por Dom Amilton, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, que ressaltou para os Pequenos Reis Magos que “a visita deles é um anúncio vivo do Evangelho, comunica para as famílias que a vida tem sentido e que estamos todos consagrados para o céu”. Segundo ele, cada vez mais crianças devem se engajar no projeto para que “por meio do testemunho delas, as pessoas sejam sensibilizadas para a vida em Cristo que é contribuir com as famílias que mais precisam”.

Segundo a catequista Fernanda Grande, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Campo Largo, foram muitos os momentos marcantes durante as visitas. Em um dos dias da Campanha, ao visitar um doente que tinha acabado de voltar do hospital, onde passou por um transplante de rim, as crianças fizeram uma oração e abençoaram ele e sua casa. “Dias depois, o encontrei na rua e ele me disse que sentiu a presença de Deus no momento em que as crianças abençoavam sua casa. Para ele, a doação que deu foi bem pequena perto de toda a graça que recebeu com a visita dos Pequenos Reis Magos”, relata Fernanda. Ela ainda contou que famílias evangélicas da comunidade pediram para receber a visita das crianças e contribuíram com a campanha, em um gesto de solidariedade lindo e ecumênico.

Os Pequenos Reis Magos também são tocados e aprendem com a experiência. “Ao participar da campanha, aprendi a importância de compartilhar e que dividir com quem não tem também é evangelizar”, ressalta a pequena Ana Beatriz, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Uberaba.

Para a catequista Genilda, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guatupê, “o que fica para as crianças que realizam a Campanha é o valor do serviço e a importância de sair da seu mundo e ir ao encontro do outro, seja nas visitas ou por meio do dinheiro que vai ser enviado para quem precisa”.

Segundo Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, “a campanha Pequenos Reis Magos é realizada por crianças e adolescentes que, levando à frente a estrela de Belém, marcam as casas por onde passam com a sigla “C+M+B” (em latim: Christus Mansionem Benedicat, que em português significa: “Cristo abençoe este lar”) e tem como objetivo levar a mensagem de paz do Evangelho e angariar recursos para salvar vidas através de ações da Pastoral da Criança em alguns dos países mais pobres do mundo, bem como despertar a solidariedade e o espírito missionário dos brasileiros”.

Fonte: Pastoral da Criança