Arquidiocese de Curitiba inicia preparação para as celebrações da Quaresma e Páscoa

quaresma-1

A Comissão Litúrgica da Arquidiocese de Curitiba irá realizar neste sábado, dia 3 de fevereiro, o Encontro Arquidiocesano de Formação e Preparação para a Quaresma e a Páscoa. Será na Cúria da Arquidiocese de Curitiba e não é necessário fazer inscrição prévia.

O encontro é destinado às equipes de Liturgia das paróquias, MESCs, coordenação dos coroinhas e acólitos, equipes de animação e canto litúrgico e demais interessados.

O objetivo da formação é proporcionar um aprofundamento sobre a liturgia deste período, que é rica em simbolismos, e assim preparar os fiéis para viverem mais intensamente a Quaresma. Segundo o Padre José Airton, coordenador da Comissão Litúrgica, “são quarenta dias de penitência que antecedem a celebração da vitória final da graça sobre o pecado e da vida sobre a morte”.

Como exemplo dos temas que serão abordados no encontro, na celebração da quarta-feira de cinzas não há ato penitencial, que é substituído pela imposição das cinzas. Também nessa celebração não se diz o “Creio”, e muito menos o “Glória”. Não se canta o “Aleluia” em hipótese alguma, nem mesmo nas solenidades e festas, desde a Quarta-feira de Cinzas até a Vigília Pascal. Neste período, os cantos devem ser tocados de forma simples e suave.

Além desses assuntos, o encontro abordará também o aprofundamento na liturgia do Tríduo Pascal e ajudará as paróquias na preparação para esse tempo litúrgico. As atividades contarão com a assessoria dos membros da Comissão Arquidiocesana de Liturgia.

Encontro Arquidiocesano de Formação e Preparação para a Quaresma e a Páscoa
Data: 3/02/2018
Horário: Das 8h30min às 12h
Local: Salão Nobre da Cúria Metropolitana