Campanha da Fraternidade: Lançamento na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro

banner-cf-2018

Na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, a Igreja Católica inicia a Quaresma, o período de preparação para a Páscoa. Na data é lançada também a Campanha da Fraternidade da CNBB.

A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica no Brasil anualmente com o objetivo de despertar o espírito comunitário em busca de um bem comum. Neste ano de 2018 traz o tema ‘Fraternidade e superação da violência’. A proposta da Campanha da Fraternidade deste ano é vencer a cultura do ódio e da violência, tão forte na sociedade atualmente.

A partir do reconhecimento dos cristãos de que ‘somos todos irmãos’, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe que cada fiel seja o sujeito na construção de outra cultura, de fraternidade e de paz.

A campanha compreende que a questão da violência só pode ser superada pela integração do governo com a população e, considerando que 2018 é ano eleitoral, propõe que a sociedade se mobilize para discutir e refletir de forma crítica as saídas para este desafio.
Durante o período da campanha cada paróquia é incentivada a ver, analisar e criar ações que levem os fiéis a se comprometerem com a superação da violência por meio de gestos locais.

A Campanha da Fraternidade é lançada nacionalmente sempre na quarta-feira de cinzas, primeiro dia da Quaresma, que segue até 29 de março (quinta-feira Santa). Durante a Quaresma as paróquias, grupos e comunidades ligadas à Igreja intensificam as atividades relacionadas ao tema da Campanha.

Toda comunidade é convidada a participar da Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade 2018 – Dia 14/02, às 12h na Catedral Metropolitana

PROGRAMAÇÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA:

• Coletiva de imprensa – Lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 na Arquidiocese de Curitiba
CF 2017
Foto: Lançamento CF 2017 – Crédito Patryck Madeira

Com o Arcebispo e representantes da organização da CF 2018
Dia: 14 de fevereiro de 2018/ Quarta-feira de Cinzas
Local: Salão Nobre da Cúria – Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco – Curitiba (PR)
Horário: 8h
São convidados para este momento somente os profissionais de imprensa e também das PASCOM da Arquidiocese de Curitiba. Imprensa pode tirar dúvidas pelo: comunicacao@arquidiocesecwb.org.br / 99996.5124

• Missa de abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2018:
Missa das Cinzas
Foto: Missa das Cinzas 2017 – Crédito: Patryck Madeira

Toda comunidade é convidada a participar desta celebração.
Data: 14 de fevereiro de 2018 (Quarta-feira de Cinzas)
Celebrante: Dom José Antônio Peruzzo
Local: Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – Rua Barão do Cerro Azul, 31, Centro.

• Abertura do Edital do Fundo Diocesano de Solidariedade

fds

Juntamente com a abertura da Campanha da Fraternidade 2018, será lançado o edital do FDS (Fundo Diocesano de Solidariedade) pelo qual a Arquidiocese apoia financeiramente projetos sociais que tenham relação com o tema da Campanha da Fraternidade: “superação da violência”.

O edital estará disponível no site da Arquidiocese a partir de 15 de fevereiro de 2018.