Você sabe quem é a Padroeira do Paraná?

A procissão em sua homenagem foi declarada como patrimônio imaterial cultural e intangível do município de Paranaguá em novembro de 2017

Foto: Rede Católica de Rádio do Paraná
Foto: Rede Católica de Rádio do Paraná

 

Desde 1977, quando o Papa Paulo VI assim a declarou definitivamente, Nossa Senhora do Rocio é a Padroeira do Paraná. Segundo registros históricos, a imagem foi encontrada no século XVII durante uma pesca milagrosa na Baía de Paranaguá, litoral do estado.

O título de “Rocio” significa “orvalho” no português antigo. Por isso, Nossa Senhora do Rocio também é conhecida como Nossa Senhora do Amanhecer ou do Orvalho Matutino. As explicações possíveis para esse título envolvem o fato de a imagem ter sido encontrada durante o amanhecer, além de as inúmeras graças concedidas pela Mãe do Rocio brotarem em meio aos fiéis como orvalho.

A devoção a Nossa Senhora do Rocio tem raízes profundas no Paraná. Em 1686, quando o litoral do estado foi assolado por uma peste, há registros de que os habitantes de Paranaguá recorreram à Mãe do Rocio para se livrarem da doença e foram atendidos. Há também vários registros de milagres de Nossa Senhora do Rocio em favor dos marinheiros.

O Santuário

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá – um dos centros de turismo religioso mais conhecidos do país – realiza todos os anos a Festa do Rocio. Na edição de 2017, passaram pelo evento cerca de 150 mil pessoas, considerando todas as atrações: novenas, missas, procissões, os shows, a feira e o parque.

Romarias

Apesar de receber romeiros e devotos da Mãe do Rocio todos os dias, o Santuário Estadual reserva especialmente o terceiro domingo de cada mês para as romarias. As datas para 2018 são: 18 de março, 15 de abril, 20 de maio, 17 de junho, 15 de julho, 19 de agosto, 16 de setembro e 21 de outubro.

Você que é coordenador de romaria na sua comunidade, ou que gostaria de organizar um grupo para peregrinar até o Santuário, entre em contato:

(41) 3423-2020 / 98730-6701 – Santuário

peregrinacao@santuariodorocio.com

 

Confira algumas fotos da Festa do Rocio de 2017:

Crédito: Giolete Babinski, equipe de comunicação do Santuário

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar
Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo