Formação de Liturgia e Canto teve participação de mais de 140 pessoas

No último sábado, 24 de março, aconteceu no Santuário São José – Capão Raso o Encontro de Formação de Liturgia e Canto Litúrgico da Região Episcopal Sul. Mais de 140 pessoas estiveram presentes, entre salmistas, leitores, músicos e membros da Pastoral Litúrgica.

No período da manhã, foram apresentados os temas da Acolhida, Leituras, Salmos e Canto Litúrgico. A novidade do encontro deste ano foram as oficinas de técnica vocal para cantores, de proclamação da Palavra e de sonorização, que aconteceram durante a tarde.

Dom Amilton Manoel, bispo auxiliar de Curitiba, esteve presente no intervalo de almoço e falou sobre o papel do comentarista na liturgia e o que precisa ser melhorado.

Para o Pe. José Airton, coordenador da Comissão Litúrgica, o encontro foi uma oportunidade de conhecer mais sobre os temas apresentados e de se aprofundar neles. “Com as oficinas, ficou nítido que ainda temos muito a aprender. Estamos em um processo e, aos poucos, tomamos consciência do que precisa mudar para melhor celebrarmos nossas liturgias”, pondera.

img_7849

Segundo João Eduardo Dias, que falou sobre a importância da acolhida nas paróquias, a participação dos presentes foi muito boa. “As pessoas se empenharam e estavam muito interessadas em saber mais”, relata. Para ele, o que chamou atenção este ano foram as oficinas. “Todos que participaram estavam muito empenhados e dispostos a fazer o melhor para a liturgia e a Igreja. O pessoal gostou muito”.

Sidney Basílio, que liderou a oficina de técnica vocal, percebeu o mesmo interesse. “Foi uma tarde bem proveitosa”, declara. Na oficina de sonorização, ministrada pelo casal de músicos Jackson e Silviane, os participantes tiraram muitas dúvidas. “Ficou um gostinho de quero mais, porque eles gostariam de mais tempo para aprofundar esse conhecimento”, afirma Silviane.

“A gente sabe que existe um problema muito grande com a sonoridade nas igrejas, então trabalhamos com eles sobre como fazer uma boa regulagem de som para que o povo possa ouvir bem e tudo fique equilibrado”, explica Jackson. O casal também ressaltou as orientações da CNBB quanto à escolha dos cantos e os ritos da missa.