Dom Francisco celebra a Vigília Pascal na Paróquia Senhor Bom Jesus em Colombo

destaque

Dom Francisco Cota de Oliveira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, presidiu a celebração da Vigília Pascal na comunidade Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus em Colombo.  Foi com imensa alegria que os fiéis receberam o bispo para essa linda celebração, a mais importante do calendário litúrgico.

Dom Francisco esteve acompanhado do recém-ordenado Diácono Pedro Souza, que fez parte da paróquia Senhor Bom Jesus por muitos anos e que, agora, após sua Ordenação Diaconal, atua no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba. De fato, foi uma noite especialmente feliz para todos os presentes que aguardavam a Páscoa do Senhor.

Dom Francisco confidenciou que, após ser ordenado Bispo, essa foi a primeira Vigília Pascal que presidiu e que guardará esse dia e essa linda celebração com carinho em seu coração.

Sacramento dos Catecúmenos

Durante a Vigília Pascal os catecúmenos receberam os sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia pelas mãos de Dom Francisco, que também celebrou um casamento. Ao todo, foram 46 catecúmenos que, após o período de preparação nessa Missa Solene, receberam os Sacramentos da Igreja. Parentes e amigos dos catecúmenos estiveram presentes participando da celebração.

O catecumenato é destinado aos adultos que ainda não receberam os sacramentos quando jovens. Eles, ao contrário das crianças pequenas, precisam fazer a catequese antes do Batismo e, sequencialmente, receber os sacramentos da Confirmação e da Eucaristia.

Os catequistas responsáveis pela formação dos catecúmenos foram Leonildo Casado e Marilisa Monteiro, que estiveram mobilizados nas comunidades para a formação, organização de retiros e celebrações de apresentação, eleição e escrutínio dos catecúmenos. Todos esses passos foram acompanhados de perto pelo pároco Padre Tadeu Camilo, que é um profundo incentivador do catecumenato.

Diante de toda a grandeza e beleza dessa celebração, ao final, todos os presentes se saudaram com o abraço da paz e, com alegria renovada, desejaram uma Feliz Páscoa!

A presença de Dom Francisco, o nosso Pastor, celebrando a Vigília Pascal, abrilhantou ainda mais o sentido dessa noite especial para todos da paróquia Senhor Bom Jesus. Todos os presentes saíram agradecidos a Deus por fazerem parte da Igreja e por poderem, juntamente com o seu bispo, proclamarem a vitória de Cristo sobre a morte.

Texto: Floriano Junior/Pascom

Fotos: Gustavo Valdera/Pascom