Padre Mário Spaki, da CNBB Sul II, é nomeado bispo

whatsapp-image-2018-04-25-at-10-38-34-1

O Papa Francisco nomeou um novo bispo paranaense para a Diocese de Paranavaí (PR): o Pe. Mário Spaki, do clero da Diocese de Ponta Grossa (PR). O anúncio local foi feito na manhã desta quarta-feira, dia 25 de abril, em Curitiba, cidade onde o padre reside e trabalha como secretário do Regional Sul II da CNBB.

“É uma grande notícia para o episcopado paranaense e para a Diocese de Paranavaí”, afirmou o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, durante o anúncio feito na Cúria Metropolitana. Ele afirmou que o Papa acolheu o pedido com muita benevolência, completando: “Tenho muitas convicções de que ele assume seu episcopado com carinho”. O anúncio foi feito à imprensa de Curitiba às 8h30 desta quarta-feira.

whatsapp-image-2018-04-25-at-10-38-33-1

O padre Mário Spaki nasceu em 14 de dezembro de 1971 em Irati, na Diocese de Ponta Grossa. Na cidade paranaense, estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998). Também estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba.

Em 3 de agosto de 2003, foi ordenado sacerdote e incardinado na diocese de Ponta Grossa, na qual foi Vigário Paroquial e Reitor do Seminário de Filosofia São José (2004-2012). Desde 2013, é Secretário-executivo do Conselho Episcopal Regional Sul 2 da CNBB, com sede em Curitiba.

“O Papa Francisco está me colocando nesta missão, e a acolho com muita graça. Ao povo de Paranavaí, quero começar dando um abraço, manifestando, com este gesto, o carinho com cada um. O povo de Paranavaí já está no meu coração. Vou amar este povo”, declarou o novo bispo.

O novo bispo assume o Lema Episcopal: “Fitando-o, o amou (Mc 10, 21)”. A ordenação episcopal ficou marcada para 22 de junho, na Catedral Santanna de Ponta Grossa. Em 8 de julho será a posse canônica na Catedral Maria Mãe da Igreja de Paranavaí.

O anúncio em Curitiba foi transmitido ao vivo pela página da CNBB Regional Sul II:

com informações de Vaticano.va