Atendendo mensagem do Papa, Curitiba terá ciclo de palestras sobre “Fake News”

fake-news

 

Para promover um debate sobre as notícias falsas que circulam na internet e as suas consequências, a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, em parceria com a FASBAM (Faculdade São Basílio Magno), promoverá um ciclo de palestras sobre o tema nos dias 8, 9 e 10 de maio.

Ao promover evento sobre as “Fake News”, as instituições atendem a uma mensagem do Papa Francisco, lançada em janeiro deste ano sobre o mal das notícias falsas. Na mensagem, o Papa frisou que jornalistas, assim como os usuários de redes sociais, devem evitar e desmascarar as “táticas de cobra” manipuladoras que, segundo o Pontífice, fomentam a desunião para servir a interesses políticos e econômicos. A referência utilizada pelo Papa remonta a quando Eva foi tentada a comer uma maçã no Jardim do Éden com informações enganosas.

A mensagem foi emitida pelo Papa em alusão ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo dia 13 de maio.

O evento em Curitiba nos dias 8, 9 e 10 de maio tem o objetivo de orientar sobre o perigo da desinformação e das notícias falsas, que possuem a finalidade de confundir o leitor.

As palestras serão no período da noite, das 19h às 21h30, nos três dias do evento. Haverá um especialista para tratar os temas em cada dia de evento.

Local: FASBAM (R. Carmelo Rangel, 1200 – Seminário, Curitiba).

Programação:

08/05 – terça-feira – das 19h às 21h30

Palavra de Dom Amilton Manoel da Silva, CP e Palestra Fake News: desvendando a falsidade em rede a partir da busca pela verdade relacional, com o Jornalista Dr. Moisés Sbardelotto – RS.

Dia 09/05 – quarta-feira – das 19h às 21h30

Palestra Notícias falsas e processos de desinformação, com a Jornalista e professora da PUCPR Me. Criseli Maria Montipó.

Dia 10/05 – quinta-feira – das 19h às 21h30

Palestra Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações, com o Publicitário Adielson Agrelos, Assessor de Comunicação da Diocese de Duque de Caxias – RJ.

 

As inscrições para o evento devem ser realizadas pelo site www.fasbam.edu.br e têm o custo de R$ 60,00 por pessoa.

As vagas são limitadas.