Corpus Christi em Curitiba terá programação ampliada e grandes novidades

34648877244_b5f9897ab2_b

Mais que uma celebração, o Corpus Christi é uma valiosa oportunidade de estarmos juntos para testemunhar a fé no Cristo presente na Santa Eucaristia

A solenidade de Corpus Christi é a grande festa que a Igreja dedica ao sacramento da Eucaristia, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. Por esse sacramento, recebemos mais do que uma graça especial, mas o próprio autor da graça, Jesus Cristo. Neste dia, a Igreja celebra o Santo Sacrifício da Missa e, em seguida, com a hóstia consagrada durante a Missa, realiza a Procissão Eucarística, dando testemunho público de sua fé.

É sempre realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Neste ano, será no dia 31 de maio. Em Curitiba, a procissão acontece na Avenida Cândido de Abreu desde 2005.

 

Novidades em 2018

hp_0002_18_heads_campanha-corpus-christi_capa-de-facebook_828x315px_1

 

O tema do Corpus Christi deste ano é “Ser Cristão é ter Deus no seu dia a dia”. A solenidade está sendo planejada para acolher ainda mais a população, marcando uma das maiores celebrações públicas voltadas para a família já realizadas em Curitiba.

Em 2018, a programação do Corpus Christi inicia na véspera, dia 30 de maio, às 19h, com vigília, momentos de adoração e apresentações. Já no dia 31, a solenidade passa a ter, além da montagem dos tapetes pela manhã, uma programação especial para que as famílias venham para o centro de Curitiba e sintam-se acolhidas desde o início do dia.

Enquanto fiéis trabalham na confecção dos tapetes na Av. Cândido de Abreu, haverá festividades com adoração, shows e momentos de oração na Praça Nossa Senhora de Salette. Ali próximo haverá uma feira gastronômica durante a noite do dia 30 e também durante todo o dia 31 de maio. A partir das 13h, os fiéis são chamados para a Praça Tiradentes, onde um grande Coral das Comunidades irá realizar uma apresentação, seguida de animação com o Ministério Evangelizar é Preciso. A Santa Missa ocorre às 15h, celebrada pelo Arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo.

Após a missa, vamos marcar a solenidade com uma grande procissão com o Santíssimo, em que é esperada a participação de milhares de fiéis de toda Curitiba, mostrando a unidade da Igreja e demonstrando públicamente nossa Fé.

 

Ação Solidária

doacoes

 

 

 

 

Pela primeira vez, o Corpus Christi arrecadará agasalhos e alimentos. A iniciativa tem base na Campanha da Fraternidade 2018 – “Fraternidade e Superação da Violência”. A Arquidiocese solicita que a população leve sua doação e entregue nos locais que estarão identificados próximo ao palco da Praça de Nossa Senhora de Salette.

Procissão da unidade dos católicos

A procissão é sempre um momento de muita fé, quando Cristo caminha pelas ruas. É realizada por volta das 16h30, após a Missa na Catedral e, assim como foi em 2017, será a única procissão de Curitiba. A recomendação da Arquidiocese é que não haja procissões nas paróquias neste dia, concentrando fiéis de toda a cidade no centro de Curitiba para uma linda demonstração pública de fé.

 

Programação

30 de maio
19h às 22h – Início das festividades com adoração, shows e momentos de oração na Praça Nossa Senhora de Salette.

31 de maio
9h às 12h – Festividades com adoração, shows e momentos de oração na Praça Nossa Senhora de Salette.
13h – Apresentação do Coral das Comunidades na Praça Tiradentes.
14h30 – Animação com o Padre Reginaldo Manzotti e Ministério Evangelizar é Preciso.
15h – Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo em frente à Catedral.
16h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu, da Catedral até a Praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu.
18h – Benção do Santíssimo Sacramento.
19h – Show com Padre Reginaldo Manzotti e convidados.

Novidades podem ser acompanhadas em www.corpuschristicuritiba.com.br

corpus-christi_rodape-logos

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo