Pascom conclui evento pelo 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

img_2488
Palestra do dia 10 de maio, último dia de evento (Foto: Juliana Camargo, Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba).

Na noite da última terça-feira, 8 de maio, foi dado início ao ciclo de palestras promovido pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba (PASCOM) e pela Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) em comemoração ao 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema foi “’A verdade vos tornará livres’ (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz”.

A abertura do primeiro dia de evento foi realizada pela jornalista Fabiana Sá. Ela conduziu um momento de oração pelas comunicações e pelas vocações. Em seguida, Dom Amilton Manoel, bispo auxiliar de Curitiba, discursou em nome das autoridades religiosas de Curitiba. Antônio Royk Sobrinho, OSBM, falou em nome da Instituição e da Ordem Basiliana.

Quem conduziu a conferência no primeiro dia foi o jornalista Moisés Sbardelotto, que usou referências bíblicas para relacionar o conceito de comunicação e o de comunhão. O jornalista também apresentou e discutiu o conceito de “Fake News”, dando exemplos de sua utilização e de seus efeitos, tanto os nocivos quanto os neutros.

A palestra do segundo dia foi ministrada pela professora Criselli Montipó, que tratou o tema das noticias falsas e a desinformação. Em sua fala, a professora abordou a história do jornalismo no Brasil e suas características essenciais enquanto produtor de informação. Montipó também trouxe a questão da necessidade de humanização do jornalismo para a construção de uma sociedade mais justa.

No último dia de evento, o convidado foi o publicitário Adielson Agrelos, Assessor de Comunicação da Diocese de Duque de Caxias (RJ). Agrelos destacou a importância dos meios de comunicação para a sociedade e a necessidade de que os veículos mantenham um compromisso com a verdade, sempre enxergando seus interlocutores como pessoas, não máquinas.

Fotos: Juliana Camargo, Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.