Comunidade Católica Shalom: 18 anos na Arquidiocese de Curitiba

shalom-consagrados

 

Grande Jubileu do ano 2000: na inauguração, o Papa João Paulo II abria a Porta Santa da Basílica de São Pedro. Nesse contexto, outra porta foi aberta, além daquela no Vaticano: a porta da Arquidiocese de Curitiba, para acolher os primeiros missionários da Comunidade Católica Shalom em solo paranaense.

Nascida em Fortaleza em 9 de julho de 1982 aos pés de João Paulo II, que naquela ocasião inaugurava o X Congresso Eucarístico Nacional, a Comunidade Shalom chegou a Curitiba em 15 de maio de 2000. Viemos a convite do Arcebispo – à época, Dom Pedro Fedalto -, com o desejo e a missão de dar a resposta que o homem do Terceiro Milênio tanto procura, mesmo inconscientemente: Deus é a felicidade.

Shalom significa paz. Foi essa a palavra que Cristo dirigiu aos seus discípulos, como está narrado no Evangelho: “Ao encontrar os discípulos no Cenáculo, Jesus Ressuscitado lhes diz: Paz a vós (Jo. 20,19), ou seja, Shalom! Em Jesus, esta saudação é uma real comunicação da Paz, isto é, de toda sorte de bênçãos espirituais e materiais, a felicidade perfeita que o Messias nos traz” (Preâmbulo dos Estatutos da Comunidade).

 

shalom-artes-teatro

 

Por meio de uma vocação firmada na profunda vida de oração, unidade e evangelização, a Comunidade testemunha essa verdade a serviço da Igreja. Cada um de seus membros é chamado a ser discípulo e ministro da Paz no estado de vida que o Senhor lhe concedeu.

Somos uma grande família de irmãos sacerdotes, solteiros, celibatários e casais, que vivem como Comunidade de Vida (partem de suas casas, renunciam à posse de bens e vivem inteiramente dedicados à missão) ou como Comunidade de Aliança (vivem o chamado à missão em meio às suas atividades familiares e profissionais). Estamos presentes em mais de 80 cidades do Brasil e em mais de 20 países. Com a aprovação definitiva de nossos Estatutos em 2012 pelo Vaticano, recebemos da Santa Sé a confirmação de que nossa vida e ação são um dom de Deus para a Igreja e para o mundo.

Em Curitiba, mantemos um Centro de Evangelização, onde funcionam livraria e café e onde  realizamos grupos de oração, retiros, atendimentos de oração e aconselhamento e são celebradas missas. A primazia de nossa evangelização são os jovens, os mais atingidos pela cultura de morte e relativismo disseminada no mundo de hoje.

Nosso trabalho de promoção humana alcança pessoas em situação de vulnerabilidade social, menores infratores, pessoas enfermas, moradores de rua e dependentes químicos. Realizamos também evangelização porta a porta e visitas a hospitais. Com o teatro, o canto e a dança, entramos nos meios seculares e levamos às ruas essa expressão do amor de Deus.

A Comunidade Católica Shalom está de portas abertas para receber o povo de Curitiba e região. Sua visita, sem dúvida, será um presente no mês em que completamos 18 anos nesta Arquidiocese iluminada pela Virgem Maria.

 

Serviço:

Comunidade Católica Shalom

Rua José Rietmeyer 366, Guabirotuba

Atende de segunda a sábado de 14h às 22h, e aos domingos de 16h às 21h.

41 3527-6670

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo