Pastoral do Trânsito é lançada em Curitiba

Núcleo tem o objetivo de dar suporte a familiares e vítimas do trânsito e conscientizar crianças, adolescentes e profissionais das vias urbanas

img_0418
Foto: evento de lançamento da Pastoral do Trânsito, que aconteceu no dia 24 de maio no Hospital Cajuru

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), O Brasil é o quinto país do mundo com maior número de acidentes de trânsito. Segundo Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas em decorrência de acidentes de trânsito.

Para tentar mudar essa realidade, a Arquidiocese de Curitiba e o Grupo Marista lançaram na tarde da última quinta-feira, 24 de maio, uma proposta inovadora para a cidade: a Pastoral do Trânsito. A iniciativa nasceu entre os estudantes de Teologia da PUC-PR e tem a finalidade de levar os valores cristãos às ruas e, assim, diminuir a violência e a mortalidade no trânsito.

“Por que não levar a fraternidade que nós vivemos na comunidade eclesial para o trânsito e fazer dali também uma comunidade de fé?”, pondera o coordenador do curso de Teologia da PUC-PR, Cesar Leandro Ribeiro.

A Pastoral atuará em três frentes: saúde, educação e vias urbanas. A primeira será conduzida no Hospital Universitário Cajuru – que atende mensalmente cerca de 600 pacientes vítimas do trânsito. Voluntários católicos acolherão e darão suporte a familiares e pacientes durante o internamento e após a alta hospitalar.

Na vertente da educação, mensagens sobre o comportamento adequado no trânsito serão transmitidas a crianças e adolescentes durante a catequese, formando novas gerações de condutores e pedestres mais conscientes.

A terceira frente – nas vias urbanas – tem o objetivo de se aproximar e oferecer apoio espiritual aos profissionais que trabalham no trânsito, como motoristas de ônibus, taxistas e motoboys.

O Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, esteve presente no lançamento da pastoral e destacou a importância dessa iniciativa. “Um projeto assim faz um bem imenso para as pessoas e para a nossa Igreja”, afirma.

 

Veja abaixo algumas fotos do evento de lançamento da pastoral:

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar