Setor Juventude promove palestra sobre causas e prevenção do suicídio entre jovens

cloves-2

 

No dia 21 de julho, último sábado, o Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba promoveu a palestra “Suicídio entre jovens e adolescentes: causas e prevenção”, conduzida pelo Prof. Dr. Clóves Amissis Amorim, psicólogo e professor da PUC-PR.

No evento, foram discutidos os múltiplos fatores que contribuem para levar a pessoa a tentar o suicídio. Assim, o foco principal foi a prevenção. Para isso, Clóves enfatizou a importância de se ter uma família em que não falte amor, honestidade e limites, além da extrema relevância de se observar comportamentos desviantes dos considerados habituais da pessoa em questão, como deixar de fazer coisas de que gostava e começar a apresentar anedonia – perda da capacidade de sentir prazer – e embotamento afetivo – dificuldade em expressar emoções e sentimentos.

A palestra foi aberta ao público e reuniu religiosos, leigos ligados a pastorais, interessados na área da saúde e pessoas de diferentes interesses, fato que mostra o quão recorrente é o tema do suicídio atualmente e a preocupação de se saber lidar com isso.