Dia da Padroeira neste ano contará com comemoração dos 350 anos da primeira paróquia da cidade

selo

Aproxima-se o dia 8 de setembro, data em que se celebra o dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba.

Neste ano, em especial, o dia será marcado por uma homenagem aos 350 anos de fundação da primeira paróquia da cidade: a paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, atual Catedral Basílica. A paróquia foi fundada em 1668, 25 anos antes da oficialização da fundação da própria cidade.

Estátua da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, no Museu Paranaense. Foto reproduzida de Curitiba Space

A comemoração a este marco histórico será na missa das 10h, quando a Catedral receberá uma imagem da Santa feita em terracota – a primeira imagem de Nossa Senhora da Luz a ocupar a capela onde hoje está a Catedral. A imagem é histórica: foi trazida de São Paulo pelos povoadores em meados do século XVII e hoje pertence ao acervo do Museu Paranaense. Ficará na Catedral de 8 de setembro de 2018 até 30 de setembro de 2019, período em que a Arquidiocese celebra um ano jubilar pelos 350 anos de história da paróquia que atualmente é a Catedral.

A missa das 10h será celebrada pelo arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo. Ao longo do dia, há celebrações também às 8h30, 12h e 15h. Uma procissão com uma imagem atual da Padroeira partirá do Santuário de Guadalupe às 17h em direção à Catedral, para a última missa do dia na Catedral, às 18h.

3-imagens

Saiba mais sobre as imagens aqui (ver em “as imagens”)

Confira a programação das missas no Dia da Padroeira na Catedral Basílica de Curitiba:

Local: Catedral Basílica de Curitiba – Praça Tiradentes /  R. Barão do Serro Azul, 31 – Centro, Curitiba

8h30: Santa Missa dos Movimentos Marianos – Catedral Basílica
Todos movimentos com títulos marianos, congregações, movimentos estão convidados. Quem preside é o Pe. Rivael de Jesus Nascimento, reitor do Santuário Nossa Senhora de Lourdes.

10h: Santa Missa de Abertura do Ano Jubilar – Catedral Basílica
O ano jubilar será celebrado em toda arquidiocese de Curitiba de 8 de setembro de 2018 a 30 de setembro de 2019, aniversário de 125 anos da instalação da Diocese de Curitiba. Nesta missa, presidida pelo Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo, haverá a entronização da primeira imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que ficará sob os cuidados da Catedral e poderá ser vista em celebrações solenes ou de acordo com calendário de visitas.

12h: Santa Missa da Juventude – Catedral Basílica
Todos os movimentos de jovens estão sendo convidados para uma celebração especial. A liturgia é conduzida por grupos de jovens.

15h: Santa Missa em prol das vocações sacerdotais e religiosas – Catedral Basílica
Missa para celebrar as vocações sacerdotais, com participação dos reitores dos seminários e convite a todos seminaristas

15h: Santa Missa com coroação da imagem peregrina da Padroeira – Santuário de Guadalupe

16h – Terço Mariano – Santuário de Guadalupe

17h – Procissão solene em direção à Igreja Catedral Basílica –  Saindo do Santuário de Guadalupe

17h – Vésperas solenes – Catedral Basílica – Aguardando a procissão

18h – Santa Missa de consagração da Arquidiocese à Padroeira – Catedral Basílica

TRAGA FLORES A NOSSA SENHORA

Para enfeitar o altar-mor da Padroeira nessa comemoração dos 350 anos de fundação da Paróquia da Catedral Basílica, você poderá trazer um vaso ou arranjo de flores desde o primeiro dia de novena. Traga como um presente para Maria!