Museu Paranaense empresta imagem histórica de Nossa Senhora da Luz para a Catedral de Curitiba

nossa-senhora-da-luz

Uma imagem histórica de Nossa Senhora da Luz, em posse do Museu Paranaense desde 1902, foi repassada aos cuidados da Catedral de Curitiba. A imagem da Santa possui um elo com a própria fundação de Curitiba e será entronizada em 8 de setembro de 2018, na missa das 10h. Ela ficará sob os cuidados da Catedral até 30 de setembro de 2019 – período em que a Arquidiocese celebra jubileu pelos 350 anos da paróquia que atualmente abriga a Catedral.

A imagem foi trazida pelos povoadores da região onde hoje é Curitiba em meados do século XVII. A lenda da fundação da cidade conta que uma imagem de Maria amanhecia todos os dias virada para a atual Praça Tiradentes. Os povoadores decidiram, então, se mudar para a região, pedindo ao Cacique Tindiquera, da tribo dos Tinguis, que lhes indicasse um local adequado. Ali foi construída, estipula-se que por volta de 1654, uma pequena capela dedicada à Virgem da Luz dos Pinhais, onde se venerou a primeira imagem: esta é a imagem que foi repassada aos cuidados da Catedral para este Ano Jubilar.

De acordo com o diretor do Museu Paranaense, Renato Augusto Carneiro Junior, a imagem tem uma grande importância histórica e religiosa para o Paraná: “Existe uma grande parcela do povo paranaense que é católico e devoto de Nossa Senhora. Por isso, decidimos ceder a imagem por um ano para que os fiéis vivam este Ano Jubilar da melhor forma possível”, afirma.

Ele explica que a devoção a Nossa Senhora da Luz veio dos portugueses: “Ela representa o esforço das pessoas que vieram para o Brasil, onde tudo era diferente de Portugal. Ao trazer a imagem de Nossa Senhora, os povoadores demonstraram a fé de que a intercessão de Maria lhes daria força, coragem e esperança para começar uma nova vida aqui”.

A missa de lançamento do ano jubilar aos 350 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz – atual Catedral Basílica – será realizada neste dia 8 de setembro, às 10h. Será presidida pelo arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo.

A imagem emprestada pelo Museu Paranaense poderá ser vista nas visitas guiadas que a Catedral realiza. As visitas são divulgadas na página da Catedral no facebook.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo