Outubro, mês de Nossa Senhora Aparecida

Foto: Paula Dizaró/cancaonova.com

VALDIR BORGES

Pároco de Nossa Senhora Aparecida de Pinhais

É bom recordarmos que, nas principais aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria, Ela nos convida a rezar com devoção o Santo Rosário. No século XIII, São Domingos de Gusmão recebeu a incumbência da Virgem Maria para divulgar e rezar o rosário em honra da Mãe de Deus para afugentar os demônios. Na aparição de Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão, em 1208, na Igreja do Mosteiro de Prouille, quando a Virgem Santíssima lhe entrega o santo Rosário, Maria recebeu o título de Nossa Senhora do Rosário, celebrado no dia 7 de outubro.

Conta-se que São Domingos de Gusmão expulsou muitos demônios com o santo Rosário, e que estes consideravam o rosário como o grande espanto para todo o inferno. Ou seja, o rosário é uma poderosa arma contra o inferno e ajuda a combater e a destruir nossos vícios, trazendo-nos graças e bênçãos especiais.

No século XV, o grande pregador e frade dominicano, o Beato Alano de La Roche, foi agraciado com uma aparição da Virgem Maria, aconselhando-o a difundir o rosário a todo o povo católico. Na ocasião, Nossa Senhora confiou 15 grandes promessas àqueles que rezassem o santo Rosário com devoção. No século XX, nas aparições de Fátima, a Santíssima Virgem Maria insistiu com mais veemência: “Rezai o Santo Rosário todos os dias”.

Desta forma, Maria está nos informando que a oração do Rosário lhe agrada muito, pois contempla toda a vida de Cristo.

Recentemente, no século XXI, São João Paulo II complementou o santo Rosário com os Mistérios Luminosos, que contemplam a vida pública de Jesus, antes de sua paixão. Temos que resgatar esta poderosa arma contra a influência e o assédio de Satanás em todos os âmbitos da vida, da sociedade, da cultura e da própria Igreja.

Urge-nos fazer uso desta simples, mas poderosa ferramenta, que é o rosário, nas turbulências dos dias hodiernos. Rezar o rosário, ou também o terço, como é comumente conhecido, é colocar-se em devoção, contemplando, louvando, invocando e suplicando a Maria o bendito fruto do seu ventre, Jesus. É uma forma do católico fazer o percurso de toda a história da salvação, do nascimento até a ressurreição, em forma de oração.

Não podemos ver o rosário apenas como uma forma de oração repetitiva, mas, antes de tudo, precisamos vê-lo como uma forma de alcançar graças, bênçãos e o conforto de Deus.

Ele ajuda a divulgar o bem, afugentar o mal, dissipar o pecado, os vícios, a resolver conflitos pessoais, comunitários e até mundiais. O rosário é uma forma de espiritualidade que salva muitas pessoas, pois as converte e as torna próximas a Cristo Jesus. Deverá ser rezado com extrema piedade para que se alcancem as graças divinas e o fortalecimento da fé, ajudando a superar as crises e as cruzes da vida. Em 1935, em uma das visões de Santa Faustina, Cristo lhe mostrava o terço da misericórdia para a obtenção do perdão e da misericórdia diante de nossas más ações e pecados.

Neste mês de outubro, celebramos Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Neste momento tão difícil e incerto da nação, imploremos a presença materna de Maria, nossa Mãe Santíssima. Diante de tantas notícias falsas, de tanta maldade, do crescimento exacerbado do discurso de ódio, a presença materna da Mãe NOSSA SENHORA APARECIDA cria laços de comunhão entre os brasileiros e inspira o seu estilo de vida, que é um modelo acabado de radicalidade ao seguimento de Cristo.

Outubro, mês de Nossa Senhora Aparecida

Em 12 de outubro, celebramos o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Nesse dia, as paróquias preparam uma programação especial. Reunimos aqui as atividades previstas nas cinco paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Curitiba para a solenidade, além da agenda dos bispos.

Nossa Senhora Aparecida – Seminário (Av. Nossa Aparecida, 1637 – Seminário, Curitiba)

Fone: (41) 3274-3477

08h00 – Missa
10h00 – Missa solene – Dom José A. Peruzzo
11h00 – Benção dos carros
12h00 – Almoço – Churrasco
15h00 – Missa e Benção das crianças
19h00 – Missa e procissão luminosa – Pe. Pedro R. Carlesso
Após a missa: Queima de fogos

Nossa Senhora Aparecida – Uberaba (Rua Capitão Leônidas Marques, 1845 – Uberaba, Curitiba)

Fone: (41) 81540-470 / (41) 3369-2143

8h: Missa.
9h30: 2º Pedalando com Maria.
10h: Missa.
12h: Batizados.
15h: Missa.
16:30: Carreata.
19h: Missa.

Nossa Senhora Aparecida – Pinhais (Rua Rio Iguaçu, 360 – Pinhais)

Fone: (41) 3668-8344

9h30: Missa solene. Depois, carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro, com benção dos carros. Quem desejar receber consagração pode permanecer na paróquia nesse período.
12h: Queima de fogos. Em seguida, almoço festivo.

Nossa Senhora Aparecida – Campo Largo (Francisco Xavier de Almeida Garret, 2435 – Campo Largo)

Fone: (41) 3032-3065

8:30: Procissão saindo da Paróquia São Sebastião da Rondinha.
9h45: Ato cívico e benção dos carros.
10h: Missa solene.
15h: Benção e consagração das crianças.
17h: Benção dos animais.

Nossa Senhora Aparecida – Campo Magro (Rua das Camélias, 400 – Campo Magro)

Fone: (41) 3677-8617

9h30: Teatro com os jovens.
10h: Santa Missa Solene.
11h15: Procissão e carreata com a imagem pelas ruas do bairro e bênção dos carros.
12h: Almoço festivo tradicional.
14h: Show de Prêmios.

Celebrações do Arcebispo e dos Bispos Auxiliares:

Dom Peruzzo celebra missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Seminário, às 10h;
Dom Amilton celebra missa na Paróquia Santa Cecília, em Campo Largo, às 10h;
Dom Francisco celebra missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Atuba, às 10h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO LIGANDO EM SUA PARÓQUIA