Dia da Padroeira: Programação nas Paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida

ora-apare

Em 12 de outubro, celebramos o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A história da virgem de Aparecida se dá nas águas do Rio Paraíba do Sul, onde foi pescada por três simples pescadores: João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso, no ano de 1717. Estes três pescadores levam a “Imagem Aparecida” para suas casas. Inicia-se aí a peregrinação de Nossa Senhora, que caminha com o povo brasileiro, de casa em casa. Com as suas devoções rezavam o terço, faziam pedidos e agradecimentos. Percebemos a fé fervorosa que o povo tinha para com a Virgem que encontraram nas águas.

Para nós brasileiros, Maria é chamada carinhosamente de Nossa Senhora Aparecida, a virgem que veio trazendo consigo os traços marcantes da nossa cultura e tradições.O dia 12 de outubro é o grande dia da solenidade de nossa mãe Aparecida, com festa, alegria. Nesse dia muitos devotos de todas as partes da terra brasileira e estrangeiros se concentram em Aparecida (SP) para homenagear, pedir e gradecer a intercessão da virgem. Também, as diversas paróquias em todo Brasil preparam uma programação especial. Confira a programação em sua paróquia e participe.

Reunimos a seguir as atividades previstas nas cinco paróquias que levam o nome de Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Curitiba, além da agenda dos bispos.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Seminário (Av. Nossa Aparecida, 1637 – Seminário, Curitiba)

Fone: (41) 3274-3477

08h00 – Missa
10h00 – Missa solene – Dom José A. Peruzzo
11h00 – Benção dos carros
12h00 – Almoço – Churrasco
15h00 – Missa e Benção das crianças
19h00 – Missa e procissão luminosa – Pe. Pedro R. Carlesso
Após a missa: Queima de fogos

Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Uberaba (Rua Capitão Leônidas Marques, 1845 – Uberaba, Curitiba)

Fone: (41) 98154-0470 / (41) 3369-2143

8h: Missa.
9h30: 2º Pedalando com Maria.
10h: Missa.
12h: Batizados.
15h: Missa.
16:30: Carreata.
19h: Missa.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pinhais (Rua Rio Iguaçu, 360 – Pinhais)

Fone: (41) 3668-8344

9h30: Missa solene. Depois, carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro, com benção dos carros. Quem desejar receber consagração pode permanecer na paróquia nesse período.
12h: Queima de fogos. Em seguida, almoço festivo.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Largo (Francisco Xavier de Almeida Garret, 2435 – Campo Largo)

Fone: (41) 3032-3065

8:30: Procissão saindo da Paróquia São Sebastião da Rondinha.
9h45: Ato cívico e benção dos carros.
10h: Missa solene.
15h: Benção e consagração das crianças.
17h: Benção dos animais.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campo Magro (Rua das Camélias, 400 – Campo Magro)

Fone: (41) 3677-8617

9h30: Teatro com os jovens.
10h: Santa Missa Solene.
11h15: Procissão e carreata com a imagem pelas ruas do bairro e bênção dos carros.
12h: Almoço festivo tradicional.
14h: Show de Prêmios.

Celebrações do Arcebispo e dos Bispos Auxiliares:

Dom José Antônio Peruzzo celebra missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Seminário, às 10h;
Dom Amilton Manoel, CP, celebra missa na Paróquia Santa Cecília, em Campo Largo, às 10h;
Dom Francisco Cota celebra missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Atuba, às 10h.

Na Catedral Basílica de Curitiba, as missas são às 8h30, 10h e 18h

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO LIGANDO EM SUA PARÓQUIA – Consulte aqui a lista das paróquias (ou veja no mapa qual é a mais próxima)