Simpósio em Curitiba será oportunidade para refletir sobre ‘opção preferencial pelos pobres’

(CNS photo/Paul Haring)

“Uma Igreja pobre e para os pobres”. Este desejo manifestado pelo Papa Francisco dá nome ao Simpósio que a Arquidiocese de Curitiba promove nos dias 12, 13 e 14 de novembro, durante a semana em que se celebra a Jornada Mundial dos Pobres. Será realizado com conteúdo similar em três datas e localidades diferentes, buscando assim dar oportunidade para que a maior quantidade de católicos possa participar e se envolver com uma Igreja que vai ao encontro dos pobres.

No dia 12, o simpósio é realizado na paróquia São José do Capão Raso, com palestra de Dom Manoel João Francisco, Bispo da Diocese de Cornélio Procópio. No dia 13 será na Paróquia São Braz e no dia 14 na Paróquia Santo Antônio, no Boa Vista – nestes dois dias com palestras de André Langer e Jardel Neves Lopes. O horário de início nos três dias é 19h. O evento é gratuito e toda a comunidade é convidada para a reflexão sobre “A pobreza como realidade sociológica, como experiência pessoal e como desafio espiritual”.

A finalidade dos encontros é refletir sobre uma Igreja em Saída, que deve ir ao encontro dos pobres e “fazer-se amiga dos pobres”.
Os fundamentos teológicos da Igreja pela sua opção pelos pobres deriva da nossa fé em Jesus Cristo, como explica o Pe. Danilo Pena, assessor da Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba. Ele comenta que esta opção não se trata de uma dimensão facultativa, mas é uma condição imperativa da Igreja, “sem a qual, afastamo-nos das experiências primitivas da comunidade cristã, chamada em todo lugar e circunstância a ouvir o clamor dos pobres e ser instrumento do amor e da paz”

O simpósio será momento de conversar sobre esta opção da Igreja pelos pobres, que ultrapassa as dimensões sociais. “Pertence essencialmente à própria imagem do Deus da revelação bíblica. É uma opção cristológica, onde a pobreza de tantos irmãos clama por justiça, esforço e superação para o cumprimento pleno da missão salvífica confiada por Cristo”, afirma o padre.

Todos católicos e sociedade em geral são convidados para participar do Simpósio nos dias 12, 13 ou 14 de novembro. Será momento importante de olharmos para nossas ações diárias e ampliarmos o olhar e ação da Igreja para demandas de exclusão.

PARTICIPE

O Simpósio “Uma Igreja pobre com os pobres” será realizado em 3 datas e localidades diferentes. Confira qual local e data é melhor para sua participação:

• 12/11 (segunda-feira) Palestrante : Dom Manoel João Francisco – Bispo da Diocese de Cornélio Procópio – Paraná
    Local: Paróquia São José – Capão Raso – R. Albino Vico, 32. Horário: 19h
  • 13/11 (terça-feira)– Palestrantes: André Langer e Jardel Neves Lopes