Inicia neste domingo (11) uma semana dedicada a ‘ouvir os pobres’

banner-2jmp-1024x320

Uma missa será realizada no dia 11 de novembro na Catedral de Curitiba para celebrar a abertura da programação local da Jornada Mundial dos Pobres, que ocorre em todo o país de 11 a 18 de novembro.

A semana terá ações promovidas pela Igreja Católica em diversas localidades do Brasil, como forma de ampliar a reflexão proposta pelo Papa Francisco no 2º Dia Mundial dos Pobres, que será em 18 de novembro. A data pretende estimular católicos para que reajam à cultura do descarte e da exclusão, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo é um convite a toda a sociedade, independentemente da crença religiosa, “para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”, como diz o Papa, em mensagem.

O tema neste ano é “Este pobre grita e o Senhor o escuta“, com a ideia de que as ações sociais da Igreja e da sociedade sejam voltadas a acolher realmente o grito das populações socialmente excluídas.

A Arquidiocese de Curitiba promove atividades todos os dias, de 11 a 18 de novembro. A programação inicia com missa de abertura da semana, no domingo, 11, às 8h30 na Catedral, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Francisco Cota.

De segunda a quarta (12 a 14) serão realizados encontros com objetivo de promover uma conversa sobre como a Igreja se relaciona com os pobres. Estes encontros, no formato de simpósios, ocorrem no dia 12 na Paróquia São José do Capão Raso, no dia 13 na Paróquia São Braz e no dia 14 na Paróquia Santo Antônio do Boa Vista, sempre às 19h. Saiba mais sobre os simpósios aqui.

De quinta a sábado a programação é de encontro com populações socialmente excluídas. Na quinta-feira, das 10h às 12h30 a arquidiocese promove uma roda de conversa e almoço fraterno com população em situação de rua, na Catedral Anglicana São Tiago. Na sexta-feira, às 19h30, haverá celebração e vigília pelos mortos em situação de rua na Capela N. Sra. Aparecida do Prado Velho. E no sábado o encontro é às 16h com migrantes, no Centro de Acolhida Dom Oscar Romero na Vila Fanny.

No domingo, 18 de novembro, Dia Mundial dos Pobres, a ideia lançada pela arquidiocese é que paróquias realizem encontros em que se acolham famílias socialmente vulnerabilizadas para lanche ou almoço, ou recebimento de itens para cestas básicas.

:: Missa de abertura da Jornada Mundial dos Pobres em Curitiba
Domingo, 11 de novembro, 8h30 na Catedral Basílica de Curitiba – Praça Tiradentes