II Dia Mundial dos Pobres contou com ‘Mesas Fraternas’ em diversas paróquias

vaticannews-papa-2018
No domingo, 18 de novembro, foi celebrado o II Dia Mundial dos Pobres. No Vaticano, o Papa Francisco celebrou missa na Basílica de São Pedro e compartilhou um almoço com cerca de mil e quinhentos pobres. Ao chegar à Sala Paulo VI, o Papa saudou os presentes com as seguintes palavras: “Bom dia! Agora, todos vamos almoçar juntos. Agradecemos as pessoas que trouxeram o almoço e aquelas que servirão o almoço. Agradecemos a todos e pedimos a Deus para que abençoe todos nós. Uma bênção de Deus para todos, todos nós que estamos aqui. Que Deus abençoe cada um de nós, abençoe os nossos corações, abençoe as nossas intenções e nos ajude a seguir em frente. Amém e bom almoço!

Programação na Arquidiocese de Curitiba
mesa-fraterna

Na Arquidiocese de Curitiba, atendendo ao chamado do Papa, diversas paróquias realizaram programação especial no domingo, que incluíram a celebração de missas por ocasião da data, arrecadação de doações e encontros de ‘Mesa Fraterna’.

Entre as atividades de “Mesa Fraterna”, o Santuário Nossa Senhora de Salette proporcionou almoço para migrantes venezuelanos que estão acolhidos em Curitiba. Houve celebração Eucarística no local com a comunidade, com liturgia da Palavra em espanhol. No almoço, as mesas privilegiaram a integração entre famílias da comunidade e o grupo de migrantes. “Foi um ótimo momento de integração. Eles estão aqui com vontade de trabalhar e precisam de apoio para isso”. Saiba mais sobre como foi a ação no Santuário Salette

grupo-3
Santuário Nossa Senhora de Salette

Na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, pelo segundo ano consecutivo houve almoço fraterno para pessoas em situação de rua. Foi preparado por voluntários da Acolhida Franciscana e foi servido por paroquianos, incentivando a aproximação e a quebra de preconceitos ao ‘servir’ a população de rua. Os frades fizeram um momento espiritual e animaram o almoço. A paróquia agradece o apoio dos paroquianos na doação de mantimentos para o almoço.

whatsapp-image-2018-11-19-at-11-45-36
Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões

 

A Paróquia Santo Antônio Maria Claret contou com almoço preparado pelos paroquianos a mais de 200 irmãos e irmãs que são assistidos pelas Pastorais Sociais. Além do almoço, teve programação durante todo o dia para crianças, adolescentes e adultos. Veja aqui as publicações da paróquia sobre este dia. 

img_3495
Paróquia Santo Antônio Maria Claret

A Paróquia Santa Edwiges serviu almoço para cerca de 200 moradores de loteamentos irregulares da região. No dia houve na paróquia uma feira de serviços gratuitos realizada em parceria com a prefeitura – Regional CIC.

whatsapp-image-2018-11-19-at-15-49-25
Paróquia Santa Edwiges

Houve também casos de café da manhã fraterno, como na Paróquia Santíssima Trindade, que realizou também bazar no dia, cedendo até 10 itens para cada pessoa cadastrada pela ação social.

whatsapp-image-2018-11-19-at-3-36-26-pm-2
Paróquia Santíssima Trindade

 

Na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança também houve almoço fraterno para cerca de 150 pessoas das famílias mais carentes da região. Na sequência, essas pessoas puderam escolher roupas usadas para si e para os seus familiares. Confira aqui o vídeo produzido pela Paróquia mostrando a ação realizada. 

Nas diversas paróquias da arquidiocese houve, durante as missas do dia 18, destaque ao trabalho das pastorais sociais, como no caso da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, que realizou arrecadação de roupas, alimentos e materiais de higiene que serão distribuídos para os assistidos da comunidade.

A data é especial para aproximação dos fiéis com os pobres, ou seja, para atender ao chamados de encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Campo Largo

dia-mundial-dos-pobres

No santuário do Senhor Bom Jesus de Campo Largo, atendendo ao chamado do Papa, realizou a I Mesa Fraterna, proporcionando uma celebração da palavra. O almoço foi preparado pelo CAEP do Santuário e servido pelos membros da Ação Social do Senhor Bom Jesus para as famílias que compõem a Ação Social do Senhor Bom Jesus. Também foram convidadas pessoas em situação de rua, participaram em torno de 150 pessoas. O evento foi considerado uma ótima oportunidade de sermos cristãos e servir o irmão.

“Eu tive fome e me destes de comer…” MT 25,35.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo